Google Ads para e-commerce – 5 estratégias para gerar tráfego e vendas
Gestão de tráfego é fundamental para seu e-commerce obter segurança operacional, uma vez que é a principal estratégia para levar pessoas qualificadas e de forma recorrente para o seu site. Lembre-se, apenas um pequeno percentual das suas visitas se converterão em vendas. Por isso, é fundamental que a sua loja virtual receba visitas de consumidores e gere receita diariamente.
Confira a seguir as principais estratégias do Google Ads para e-commerce e saiba como a maior plataforma de anúncios pode gerar tráfego qualificado para o seu e-commerce e ajudar a aumentar a receita da sua loja virtual:
O papel estratégico do Google Ads para e-commerce
O Google Ads é um dos principais motores de vendas e geração de receita para o e-commerce. A variedade de formatos de anúncios que a plataforma disponibiliza, possibilita a inserção da sua marca nas diferentes etapas da jornada de consumo, principalmente no momento exato em que um consumidor está buscando por informações para tomada de decisão para a compra de um produto ou serviço.
Estatísticas sobre o potencial de vendas no Google Ads:
O Google Ads foi uma das primeiras formas de publicidade online realmente estruturada para geração de audiência e receita, e segue sendo uma das plataformas que mais geram vendas diretas para o e-commerce. Veja alguns dados recentes para entender o papel do Google Ads no mercado do e-commerce:
- Mais de 1,2 milhões de empresas no mundo utilizam o Google Ads como principal canal para comercializar produtos e serviços;
- 90% dos usuários afirmam que clicam nos primeiros resultados de busca (posições patrocinadas);
- 88% dos brasileiros utilizaram o Google para fazer alguma busca no último ano
- 46% dos consumidores iniciam a jornada de consumo no Google (considerando consumidores online e offline)
- 70% buscaram por um produto ou serviço.
Quer ver outras estatísticas para compreender o papel do Google na geração de vendas online? Preparamos um infográfico com os dados mais relevantes para compreender o potencial deste, que é um dos principais canais de vendas para o e-commerce. Para acessá-lo, clique aqui.
Estratégia de marketing para impactar as pessoas certas, na hora certa.
No Google Ads você tem a possibilidade de direcionar suas campanhas e anúncios para públicos altamente qualificados. Confira, a seguir, algumas possibilidades de segmentação:
- Palavras-chave de busca
- Localização geográfica
- Perfil demográfico
- Tópicos de Interesse
- Contexto
- Dispositivo
Uma estratégia bem planejada e a aplicação de configurações avançadas podem garantir um excelente volume de tráfego qualificado para vendas com uma boa taxa de conversão e ROI para lojas virtuais.
Como aplicar o Google Ads em sua estratégia de vendas?
O Google Ads possibilita uma ampla gama de segmentações e formatos de anúncios, e conhecê-los é fundamental para implementar as estratégias certas para atender os desafios de marketing e vendas do seu e-commerce.
Você pode apresentar seus produtos e serviços para pessoas bastante específicas e com maior probabilidade de conversão:
- Pessoas que realizam buscas ativas através de palavras-chave relacionada a seus produtos e serviços
- Você pode impactar pessoas que estão em locais específicos através de segmentações geográficas,
- É possível atingir pessoas que tenham interesses específicos que tenham relação com o que você comercializa, como por exemplo, moda, esportes, beleza, saúde e bem estar, arquitetura e decoração e muito mais.
- O Google Ads permite que a sua marca direcione mensagens específicas de acordo com o comportamento do consumidor no seu site. Você pode, por exemplo, utilizar remarketing para recuperar pessoas que clicaram nos seus produtos e que não finalizaram a compra e trazê-los novamente para o checkout da sua loja para finalizar a compra.
O Google Ads possibilita trabalhar com estratégias integradas para que a sua loja esteja presente nas diferentes etapas da jornada do consumidor e proporcione ao seu e-commerce os seguintes benefícios:
- Alcance de amplo volume de consumidores potenciais para os seus produtos ou serviços;
- Apresentar seus produtos de forma competitiva e despertar o desejo de consumo;
- Proporcionar informações para o seu público na tomada de decisão de compra;
- Gerar vendas de forma recorrente e com alta rentabilidade.
A seguir você vai conhecer os principais formatos do Google Ads e como cada um deles pode atuar para gerar mais vendas em seu e-commerce:
Google Shopping para gerar vendas com ROI
Entre os principais formatos, para gerar receita para lojas virtuais, o Google Shopping é protagonista. Dentre tantos formatos para atender a diferentes mercados e necessidades, este foi desenvolvido exclusivamente para gerar vendas diretas para lojas virtuais.
O Google Shopping destaca seus produtos para o consumidor que já sabe o que deseja comprar e que está verificando preços, avaliando condições de pagamento e frete para decidir em qual loja realizará a compra.
É um dos formatos de maior destaque, pois apresenta imagem, nome, descrição e preço dos seus produtos para pessoas que estão em momento de compra e as leva diretamente para a página do produto em sua loja. Por isso, de forma geral, proporciona os melhores resultados em vendas em ciclos de curto prazo.
Quando bem utilizado, este formato costuma concentrar as receitas geradas por lojas virtuais e, na maioria dos casos, é o formato do Google Ads que apresenta o maior volume de vendas, ROI e receita.
O sucesso deste formato depende de ações complementares a outros formatos que você verá a seguir:
Destaque seus principais produtos e categorias na Rede de Pesquisa do Google.
Considerando todo seu catálogo de produtos, é muito provável que menos de 20% dos itens comercializados em sua loja virtual sejam responsáveis pela maior parte da receita, certo? Aproveite a rede de pesquisa do Google Ads para destacar estes produtos e ocupar os melhores resultados de busca para usuários que se interessam por eles.
Este formato de anúncio é ideal para impactar pessoas que ainda não estão completamente decididas quanto ao que desejam comprar e que estão realizando pesquisas exploratórias. Ao apresentar os produtos que têm o melhor desempenho na sua loja, você tem mais chances de gerar uma conversão, o usuário inclusive pode ser captado por este produto de interesse e optar por outras opções disponíveis em sua loja. Aproveite esta oportunidade estratégica para realizar mais vendas e conquistar novos consumidores para o seu e-commerce.
Anúncios Dinâmicos da Rede de Pesquisa (DSA)
Este formato pode complementar sua estratégia na rede de pesquisa do Google Ads. As campanhas de DSA podem contemplar todos os produtos do seu e-commerce para criar anúncios automaticamente que utilizaram as informações contidas nas suas páginas de produto para exibi-los para pessoas que estão realizando buscas por estes itens.
Com esta estratégia seu e-commerce poderá cobrir buscas mais específicas, pois as campanhas automatizadas em DSA geralmente possuem mais de três palavras.
O segredo para esta estratégia funcionar bem e gerar bons resultados é caprichar na organização das categorias e subcategorias da sua loja e na qualidade de informações presentes em suas páginas de produtos para que os anúncios sejam atrativos.
Rede de Display: Anuncie em sites parceiros do Google Ads
Com este formato você pode inserir sua marca em anúncios gráficos em milhares de sites parceiros do google:
Utilize a Rede de Display para ampliar seu alcance de marca
Na rede de display é possível expor sua marca e realizar comunicações dirigidas em sites parceiros do Google de todos os portes, desde os mais conhecidos como G1 e Exame, por exemplo, como em sites mais nichados com os quais a sua audiência interage.
Este é um formato bastante recomendado para atrair alto volume de tráfego e alimentar o topo de funil de vendas com anúncios de posicionamento de marca para captar novos consumidores.
Aplique estratégias de remarketing no Google Ads para converter usuários qualificados
Outra aplicação estratégica possível é utilizar a rede de display para realizar ações de remarketing e impactar pessoas que já passaram por sua loja mas que não realizaram uma compra. Você pode trabalhar com cupons de desconto e outras condições especiais para converter este público previamente qualificado.
Aproveite as possibilidades do remarketing em display para chamar a atenção dos consumidores para as suas campanhas de dia das mães, pais e namorados, por exemplo.
Resumo:
O Google Ads é uma plataforma de anúncios que foi desenvolvida de forma bastante específica para atender a demanda das empresas por tráfego digital qualificado, tanto para gerar leads, quanto para gerar vendas diretas para lojas vituais.
Ao utilizar os recursos avançados é possível atingir pessoas que estão buscando solucionar um problema ou obter um benefício proporcionado pelos seus produtos e serviços.
Conheça a página oficial do Google Ads para complementar esta leitura
Conheça outras estratégias para gerar tráfego e vendas para o seu e-commerce:
SEO – Search Engine Optimization: Conheça a estratégia de marketing que pode melhorar o posicionamento orgânico do seu site ou e-commerce nos principais resultados de busca das principais ferramentas de pesquisa
Facebook Ads: Conheça a ferramenta de marketing para ampliar a sua audiência e tráfego qualificado no Facebook e no Instagram.