17 · 04 · 2023Marketing Digital

Como utilizar o YouTube para gerar vendas

Sua empresa utiliza o YouTube em suas estratégias de marketing e vendas? Ainda não? Então está na hora de adicionar essa rede social à sua lista de prioridades em 2023.

Por que fazer Marketing no YouTube?

O YouTube é a maior plataforma de vídeos do planeta, com cerca de 2,56 bilhões de usuários. Atualmente, ocupa o posto de segundo maior buscador de conteúdo do mundo, atrás apenas do Google.

Só no Brasil, são quase 100 milhões de pessoas conectadas diariamente à programação do YouTube, seja via smartphone seja através da televisão, conforme apurado pela pesquisa WhyVideo.

Segundo o estudo realizado pela Ipsos – empresa especialista em pesquisa de mercado e opinião pública – são mais de 75 milhões de brasileiros acessando o YouTube através da TV.

Portanto, se você ainda não utiliza esta poderosa ferramenta de marketing, vamos mostrar a você, como a sua marcar pode usar o Youtube para gerar vendas:

Essas pessoas são de todas as idades, gêneros, perfis culturais e socioeconômicos, ou seja, existe uma chance imensa de que seu público-alvo também esteja conectado a essa rede.

Isso significa que a sua empresa pode utilizar o YouTube para aumentar sua visibilidade e alcançar clientes em potencial. Além disso, sua empresa pode apostar nessa plataforma para estreitar laços com o público já existente, gerando cada vez mais confiança e engajamento.

Melhores estratégias de marketing e vendas no YouTube

Agora que você já sabe o que é, e quais as vantagens do YouTube para o seu e-commerce, que tal aprender como tirar o máximo proveito dessa plataforma para melhorar suas vendas online? Confira o material que preparamos especialmente para você.

Produza um conteúdo relevante

O YouTube é uma rede social, portanto, sua prioridade não é vender, mas produzir conteúdo relevante para os usuários. Isso significa fornecer um material que informe, instigue e emocione as pessoas. Para vender no YouTube, existem os anúncios pagos, conforme veremos adiante.

Eventualmente, você pode fazer promoções, anunciar produtos e serviços, mas, não deixe que esse tipo de conteúdo se torne dominante no seu canal, pois, essa estratégia não será suficiente para atrair e manter o interesse da sua audiência.

Estimule o engajamento

Uma das métricas analisadas pelo algoritmo do YouTube é o engajamento do seu canal. Portanto, não basta publicar seus vídeos, é preciso interagir com o público, responder comentários, tirar dúvidas, estimular curtidas e compartilhamentos.

Divulgue seus vídeos em outras redes sociais

Nem todo mundo ativa ou recebe as notificações do YouTube, então, use suas redes sociais e demais canais de comunicação para alertar sua audiência sobre a publicação de um novo vídeo.

SEO para vídeos

Sem dúvidas, a otimização do seu conteúdo faz muita diferença no desempenho do seu canal, seja para o próprio YouTube, seja para outros mecanismos de busca como Google, Yahoo, etc.

Portanto, invista um tempo na escolha das melhores palavras-chave, crie títulos chamativos e uma descrição que seja simples e objetiva. Saiba que até mesmo o nome do arquivo e o tamanho do vídeo pode influenciar no CTR (taxa de cliques). De fato, não se pode controlar o CTR, mas é possível otimizar o SEO para que essa taxa cresça e seu ranqueamento melhore.

Inclua CTAs nos vídeos

As chamadas para ação ou CTAs devem estar presentes nos seus vídeos. Inclua no título ou nas descrição algumas falas que incentivem os usuários a assistirem, curtirem e compartilharem outros vídeos do seu canal.

Anuncie em outros canais

Uma boa estratégia para o seu negócio é criar anúncios que apareçam em outros canais semelhantes ao seu, porque assim a chance de atingir pessoas interessadas em seus produtos ou serviços é maior.

Para isso, existe o YouTube Ads, a ferramenta de mídia paga do YouTube. Você pode configurar os anúncios no Google Ads, que talvez você já utilize para criar campanhas de links patrocinados ou mídia display. Com isso, você ganha mais um canal de divulgação, com alto poder de segmentação, alcance e engajamento.

Faça parcerias com influencers

Os influenciadores digitais podem ajudar muito na estratégia de marketing e vendas da sua empresa no YouTube.

A proximidade e a credibilidade dessas pessoas com o público facilitam a conversão, inclusive durante lançamentos e eventos promocionais. Contudo, seja cuidadoso ao associar o nome da sua empresa a um influenciador, caso contrário, o resultado pode ser desastroso. Faça uma seleção minuciosa dos influenciadores e escolha pessoas idôneas, que tenham a ver com a proposta e os valores da sua marca.

Monetize seu canal

Da mesma forma que você pode anunciar em outros canais, eles também podem anunciar no seu. Nesse caso, quanto maior for o alcance e quantidade de visualizações dos seus vídeos, maior será sua renda com anúncios. Mais um motivo para você investir na produção de conteúdo e na qualificação da sua audiência.

YouTube Ads

O YouTube Ads é uma ferramenta de mídia paga do Google Ads que permite diferentes tipos de anúncios, incluindo anúncios bumper, in-stream e video discovery ads.

Essa ferramenta possibilita às empresas inserir anúncios nos vídeos veiculados no YouTube. Com essa ferramenta, o anunciante pode segmentar o anúncio, alcançando as pessoas com maior potencial para se tornarem clientes.

Utilize o YouTube Analytics

Você pode usar essa ferramenta para Acompanhar o desempenho dos seus vídeos e do seu canal. Entre as principais métricas fornecidas estão:

Alcance: mostra a quantidade e a origem dos usuários que chegam ao seu canal, fornecendo o número de impressões, taxa de cliques, visualizações, espectadores únicos, etc.

Engajamento: fornece dados sobre o tempo de exibição, duração média da visualização, marcações ‘Gostei’ e ‘Não Gostei’, compartilhamentos, etc.

Relatórios de Público: serve para acompanhar o perfil do público que consome seu conteúdo, incluindo gênero, idade, localização, tipo de dispositivo, etc.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre a maior plataforma de vídeos do mundo, que tal inserir o YouTube nas estratégias de marketing e vendas da sua empresa?
Além do YouTube, existem outras estratégias de Marketing que o seu e-commerce pode utilizar para gerar tráfego e vendas. Clique aqui e confira quais são elas!

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