17 · 04 · 2023Instagram

Resultados no Instagram – um guia de boas prática

Um guia completo e atualizado para obter melhores resultados no Instagram.

O sonho de toda empresa é se tornar conhecida e respeitada em sua área de atuação. Isso significa conquistar um público fiel, que além de consumir seus produtos e serviços, também fortaleça a imagem da sua marca perante a comunidade, criando assim um círculo virtuoso de prosperidade e crescimento.

Porém, como ser notado em um ambiente tão dinâmico e concorrido como a internet? A resposta pode estar na forma como a sua empresa utiliza as redes sociais para atrair, qualificar e se relacionar com o público.

Entre as redes sociais mais famosas da atualidade está o Instagram, com mais de 1,47 bilhão de usuários.

Mais do que conectar pessoas, essa rede social consegue ditar tendências, moldar comportamentos e até influenciar nas decisões de compra de milhões de usuários.

É por isso que todas as grandes marcas do mercado mundial estão presentes nessas plataformas, pois, elas sabem que conhecer as redes sociais e entender como as pessoas se comportam dentro delas é fundamental para elaborar suas estratégias de comunicação, marketing e vendas.

A seguir, compartilhamos algumas orientações para a sua empresa obter melhores resultados no Instagram:

Não confunda quantidade com qualidade!

Infelizmente, quando falamos em redes sociais, muitas empresas ainda parecem estar mais interessadas no volume do que na qualificação dos seus seguidores, o que pode ser um “tiro no pé”.

Construir um perfil no Instagram com o objetivo único de angariar seguidores costuma ser um erro estratégico grave. Afinal, de nada adianta ostentar um perfil com milhares de seguidores, se eles não se identificam com a sua marca, não se engajam com o seu conteúdo, nem tão pouco consomem os produtos e serviços que a sua empresa oferece.

Nesse sentido, é sua responsabilidade produzir um conteúdo que consiga atrair as pessoas certas e, mais do que isso, mantê-las conectadas à sua marca.

O Instagram não é um e-commerce

A primeira coisa que sua empresa precisa ter em mente é que o Instagram não é uma loja virtual, e embora existam ferramentas muito interessantes para quem vende ou anuncia na plataforma, elas não são o suficiente para manter seus consumidores conectados ao seu negócio.

As pessoas não querem apenas consumir, elas estão nas redes sociais em busca de emoção, conhecimento, motivação, inspiração, entre outras questões subjetivas.

O grande desafio das empresas é produzir um conteúdo que atenda a essas expectativas, e ao mesmo tempo que promova a expansão dos seus negócios, o aumento das vendas e da sua base de clientes.

Isso significa que manter o foco exclusivo nas vendas, transformando o seu feed em um catálogo de ofertas ou fazendo panfletagem de preços a todo momento pode acabar afugentando clientes em potencial ao invés de atraí-los. Está prática está na contramão de empresas que pretendem obter melhores resultados no Instagram.

Boas práticas para gerar resultados no Instagram

O Instagram é uma rede social altamente visual, cujo conteúdo pode ser compartilhado em diferentes formatos. Contudo, de nada adianta conhecer as ferramentas disponíveis e não saber como usá-las.

Pensando em negócios, o ideal é explorar todas as ferramentas e formatos disponíveis. Foi por isso que criamos um guia atualizado com boas práticas para gerar resultados no Instagram. Confira!

Fotos

Esse é o conteúdo mais simples do aplicativo e também o mais fácil para atingir seu público. Lembre-se sempre de caprichar na legenda, escolha imagens chamativas e mantenha a harmonia visual do seu feed. Adote um padrão de cores, fontes, filtros e outros elementos visuais. Isso tornará seu perfil mais atraente, organizado e profissional, causando uma boa impressão nos seus visitantes.

Resultados no Instagram

Carrossel

Com essa opção é possível publicar até 10 imagens em uma única postagem para os espectadores rolarem. Você pode usar as postagens em formato de carrossel para divulgar ofertas, gráficos, dicas, tutoriais e demais conteúdos.

Uma das principais vantagens desse formato é que o Instagram pode compartilhar sua postagem mais de uma vez utilizando diferentes imagens do carrossel. Isso significa mais tempo em destaque no feed das pessoas, gerando mais resultados no Instagram da sua marca.

Stories

O Story é uma ferramenta perfeita para compartilhar conteúdos reais, interativos e cheios de emoção com os seguidores. Use esse espaço para compartilhar os bastidores da sua empresa, atividades diárias, mensagens faladas para o seu público, dicas rápidas, feedbacks e depoimentos de clientes. Evite utilizar os stories para divulgar apenas produtos e serviços, pois não é essa a finalidade desse formato de conteúdo.

De acordo com estatísticas recentes, 40% dos usuários que utilizam o Instagram assistem às histórias diariamente. Um dos motivos é o dinamismo dessa ferramenta, onde o usuário entra na rede, consome o conteúdo rapidamente e volta às suas atividades em questão de segundos.

Utilize esse espaço para promover enquetes e pesquisas dos usuários a respeito do seu produto/serviço. As histórias do Instagram podem ser o lugar perfeito para se conectar com seu público, acolhendo suas dúvidas e sugestões, bem como identificando seus desejos e necessidades de consumo.

Ao utilizar este formato com constância você obterá melhores resultados no Instagram.

Instagram TV

O Instagram anunciou o fim do IGTV, porém, os vídeos longos de até uma hora continuam disponíveis no Instagram TV. Agora, todos os vídeos postados serão depositados em uma guia única. A ideia é concentrar todos os posts em formato de vídeo em um mesmo espaço no app principal.

Os produtores de conteúdo podem utilizar a ferramenta para postar vídeos de até 60 minutos, com conteúdos informativos, tutoriais, videoaulas, etc., sempre trazendo temas pertinentes à sua área de atuação. Ao postar vídeos longos, sem a necessidade que o usuário saia do Instagram, é possível aumentar a retenção e a taxa de engajamento do público com o seu perfil. O Instagram valoriza muito isso.

Guias 

Esse recurso pode ser muito útil para empresas e criadores de conteúdo que desejam ampliar seus resultados no Instagram, pois oferece um formato de blog, onde é possível adicionar título, introdução, cabeçalho, texto principal, além da possibilidade de adicionar fotos e vídeos à postagem. É uma ótima ferramenta para empresas que desejam adicionar conteúdo extra e de formato mais longo sem comprometer o feed.

Reels

A ferramenta Reels é uma das mais recentes da plataforma, e surgiu para rivalizar com os vídeos curtos do TikTok, principal concorrente do Instagram. São vídeos dinâmicos de no máximo um minuto, que podem ser uma ótima estratégia para melhorar o engajamento do público com o seu perfil. Atualmente, o algoritmo do Instagram está priorizando os conteúdos produzidos nesse formato. Isso significa que seu alcance será maior, e, consequentemente, o engajamento do seu público também tende a melhorar.

Você pode criar vídeos curtos com conteúdos úteis e fáceis de serem consumidos pelos seus seguidores (dicas, tutoriais, comunicados, ofertas, novidades, curiosidades, informações simples, etc.). Caso opte por compartilhar seus Reels em seu feed, pense na criação de capas personalizadas que não quebrem a harmonia visual do seu perfil.

Atualmente, este é o formato que gera os melhores resultados no Instagram, sobretudo nas fases de descoberta de marca e engajamento.

Instagram, reels, stories

Lives no Instagram

As lives do Instagram são uma boa forma de se aproximar e interagir com os seus seguidores. Elas fornecem aos espectadores a chance de participarem em tempo real com perguntas e comentários. Isso faz com que elas se sintam valorizadas e parte de algo maior.

Aproveite esse espaço para falar sobre temas relacionados à sua área de atuação, últimas novidades e informações importantes, que façam diferença na vida dos seus seguidores. Utilize o espaço para anunciar ofertas e descontos especiais, porém, não faça desse o objetivo principal da sua transmissão.

Um ponto de destaque para este formato: o a plataforma prioriza destaque para perfis que estão realizando lives enquanto estiver acontecendo a transmissão. Você pode preparar um conteúdo especial para a sua audiência em um horário em que a maior parte do seu público esteja online para se destacar, obter mais engajamento e melhores resultados no Instagram.

Mensagens Diretas (DMs) 

As mensagens Diretas podem ajudar na construção de relacionamento com seu público, bem como parceiros e influenciadores. Através das DMs é possível responder dúvidas, colher depoimentos e até mesmo fechar vendas. Contudo, é necessário que as pessoas responsáveis por nutrir esse canal de comunicação tenham total conhecimento do negócio.

E então, quais desses formatos a sua empresa mais utiliza no Instagram? Será que eles estão adequados ao seu modelo de  negócios? Conta pra gente aqui nos comentários!

E que tal aprofundar seus conhecimentos para obter mais resultados no Instagram?

Veja 4 estratégias para gerar leads e vendas no Facebook e Instagram Ads.

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