E-commerce: O papel da logística na saúde financeira da sua loja virtual
Que as empresas devem possuir um serviço logístico rápido, prático e confiável todo mundo já sabe. Porém, você compreende o real papel da logística na cadeia de produção e na saúde financeira do seu e-commerce? É sobre isso que conversaremos no texto de hoje.
Da caneta ao carro importado, ter um serviço logístico de qualidade se tornou determinante para o sucesso de todo e qualquer negócio que se proponha a vender produtos físicos, sobretudo quando falamos em vendas online.
A Internet revolucionou o comércio mundial, permitindo às empresas romperem as barreiras geográficas e alcançarem um volume extraordinário de novos consumidores. Contudo, como diria o tio Ben Parker: “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”.
Uma das principais responsabilidades de quem tem um e-commerce é garantir um serviço logístico de excelência aos seus clientes. Afinal, um dos principais pilares que sustentam o comércio online é a confiança do cliente na entrega do produto.
Todavia, o papel da logística não se resume apenas à entrega de mercadorias. Trata-se de uma cadeia de processos complexa que inclui etapas como a reposição, conferência, identificação e armazenamento dos produtos, separação de pedidos, preparação das mercadorias para o envio, seleção do tipo de envio, monitoramento do transporte e controle da entrega.
Durante muito tempo, a logística foi deixada em segundo plano no planejamento estratégico das companhias. Hoje, porém, a logística ocupa papel de destaque na saúde financeira das empresas, principalmente com a evolução do e-commerce e o aumento exponencial das vendas pela internet.
Em um ambiente tão hostil e concorrido, as empresas estão percebendo que contar com uma logística bem estruturada é muito mais que uma obrigação, tornou-se uma das principais vantagens competitivas na hora de atrair novos clientes.
De fato, ter um serviço logístico eficiente impacta positivamente na imagem da empresa e na experiência de compra do consumidor, que, cada vez mais, considera questões como prazos, frete, rastreabilidade e disponibilidade de produtos na hora de optar ou não pela compra.
De acordo com estudo divulgado pelo Capterra, plataforma de comparação de softwares do grupo Gartner, as entregas ultrarrápidas já fazem parte dos critérios utilizados pelos consumidores na hora de escolher produtos online.
Segundo a pesquisa, 73% dos consumidores que compram pela internet consideram relevante a velocidade da entrega, superando critérios como preço e atendimento. Já para 25% dos entrevistados, a demora na entrega é motivo para trocar de vendedor, sendo que entre os millennials, esse índice sobe para 27%.
Ainda segundo a pesquisa, 56% dos consumidores associam a satisfação com a compra à velocidade da entrega. Porém, o que mais desagrada os consumidores são as altas taxas de frete (38%), seguido pelo atraso no serviço logístico (26%).
No entanto, construir um serviço logístico eficiente e financeiramente viável é um grande desafio, conforme nos explica Marcio Luiz Matsuda, executivo com mais de 20 anos de experiência nas áreas de Logística e Supply Chain:
“Conhecer quais são os atributos que o consumidor mais valoriza, ter uma cadeia eficiente que viabilize uma experiência excelente a um custo sustentável são questões que precisam ser respondidas com clareza pelo profissional de logística.”
Ainda segundo o especialista em Administração Industrial, “a exigência de menores prazos de entrega combinada com a enorme pressão inflacionária de custos desafiará os profissionais de logística a encontrarem soluções que aumentem muito a eficiência de suas operações.”
Como estruturar uma logística de qualidade no e-commerce?
Para ajudar você a compreender o papel da logística na saúde financeira da sua loja virtual, separamos algumas informações que devem ser consideradas na hora de planejar o seu serviço logístico. Confira!
Invista em qualificação profissional
Contar com profissionais qualificados contribui muito com os processos logísticos do seu e-commerce. Com as informações e os recursos adequados, esses profissionais podem controlar, planejar e programar a movimentação de mercadorias, identificando possíveis perdas, retrabalho e pontos de melhoria.
Use bons canais de distribuição
Escolher os melhores canais de distribuição permitirá que as suas mercadorias estejam disponíveis na hora e lugar certos, refletindo na redução dos custos com armazenamento, transporte e avarias devido ao manuseio inadequado das mercadorias. Além disso, quanto mais eficiente for o seu centro de distribuição, maior será sua lucratividade e melhor será a experiência dos clientes.
Tenha mais de um fornecedor
Um erro muito comum das empresas é trabalhar com um único fornecedor, pois a falta de opções deixa sua empresa em desvantagem na hora de negociar valores e prazos de entrega. Além disso, se o seu fornecedor não tiver a matéria-prima ou produto que você necessita, sua empresa perderá vendas, clientes e credibilidade no mercado.
Conheça a cadeia de suprimentos
Conhecer a cadeia de suprimentos do seu e-commerce é fundamental para alinhar processos, aumentar a eficiência e atender às demandas do mercado. Para que a logística do seu e-commerce funcione, todos os setores da cadeia de produção devem respeitar o planejamento estratégico da empresa. A gestão adequada da cadeia de suprimentos mantém o negócio funcionando.
Gerencie seu estoque
Mantenha seu estoque pronto para atender à sua demanda. Isso não significa abarrotar seu estoque com mercadorias em excesso.
Estude o mercado, revise o seu histórico de desempenho em períodos anteriores e otimize suas reservas. Não adquira produtos com base em achismo, mas com base em dados. Isso ajudará sua empresa a reduzir prejuízos com perda de mercadorias, seja por falta de compradores seja por vencimento do prazo de validade, entre outros motivos.
Hoje em dia já existem ferramentas modernas que conectam sua empresa diretamente aos seus fornecedores, informando sobre a necessidade de reposição.
Invista em parcerias com centros de distribuição
Fechar parcerias com transportadoras e centros de distribuição podem reduzir muito os custos com transportes, permitindo que as empresas sejam mais competitivas, uma vez que aumentam a agilidade das entregas, além de oferecer alternativas de transporte das encomendas para que os clientes escolham a mais conveniente.
Soluções que otimizam as entregas
Soluções “Out of House” (OOH) ou “fora de casa”, possibilitam aos consumidores retirarem suas encomendas em pontos comerciais específicos definidos na hora da compra. Esses serviços aumentam a taxa de entregas bem sucedidas e reduzem os custos logísticos, visto que podem custar até 20% menos do que a entrega a domicílio.
Controle de custos logísticos
Existem custos necessários para garantir que todos os processos de sua empresa funcionem. Esses são os custos logísticos, e eles precisam ser controlados e monitorados, afinal, essas despesas geram grande impacto no faturamento de qualquer negócio. Um controle bem executado reduz os custos, aumenta a produtividade e lucratividade, possibilita investimento em outras áreas e torna sua empresa mais competitiva perante a concorrência.
Analise os indicadores de desempenho
Para que você saiba que está tomando decisões corretas, é necessário analisar sempre os seus KPIs (Key performance indicator), ou seja, seus indicadores de performance. É através dessas métricas que você consegue avaliar como anda o desempenho dos processos relacionados à logística da sua empresa.
E aí, gostou de aprender um pouco mais sobre o papel da logística na saúde do seu e-commerce? Que tal colocar esses ensinamentos em prática para alavancar seu negócio? Saiba também como otimizar o SEO do seu e-commerce para melhorar o ranqueamento das suas páginas nos mecanismos de busca da Internet.