E-commerce: como otimizar suas páginas de produtos para vender mais
O sonho de toda empresa que possui um e-commerce é ver suas páginas de produtos alcançando altas taxas de conversão. Porém, a maioria dessas empresas se decepciona ao descobrir que, na prática, vender “igual água” não é uma tarefa tão simples assim.
De fato, a Internet abre um mundo de possibilidades para quem trabalha com vendas online, contudo, não basta colocar o seu e-commerce no ar e esperar que as coisas aconteçam sozinhas.
É preciso saber utilizar os recursos, ferramentas, técnicas e estratégias adequadas para otimizar suas páginas de produtos e atingir maiores taxas de conversão para o seu negócio.
Tanto faz se você está começando agora ou se já atua na internet há mais tempo, o importante é investir na otimização do seu e-commerce continuamente para gerar cada vez mais vendas.
Quer saber como otimizar suas páginas de produtos para vender mais na internet? Então confira as dicas a seguir:
Tenha uma proposta única de valor (UVP)
O que a sua marca tem de especial? Por que você é melhor que seus concorrentes? Quais os benefícios que os consumidores obterão ao adquirirem os seus produtos?
Saber as respostas para essas perguntas ajudará você a definir sua UVP e a transmitir essa mensagem de maneira clara e objetiva ao seu público-alvo.
O objetivo é fazer com que os visitantes descubram sua UVP em pouquíssimo tempo, portanto, quanto mais específico melhor. Veja abaixo o exemplo da Microsoft, sobre o Microsoft 365, um conjunto de produtos de software de produtividade e serviços baseados em nuvem.
De acordo com Tony Haile, CEO da empresa Chartbeat, a maioria das pessoas que clicam nas páginas WEB não as lê.
Segundo seu texto publicado na revista TIME, cerca de 55% dos visitantes online gastam menos de 15 segundos ativamente em uma página, ou seja, você precisa captar a atenção dessas pessoas quase que instantaneamente, mostrando a elas os benefícios únicos do seu produto ou serviço.
Personalize o conteúdo do seu site
O conteúdo personalizado mostra que você está atento às necessidades individuais de cada cliente. Com isso, os consumidores se tornam mais propensos a comprar, recomendar a outras pessoas e, é claro, voltar para novas compras.
Hoje em dia existem tecnologias que permitem ao seu e-commerce recomendar produtos compatíveis com as características de cada cliente. Você pode compartilhar depoimentos de outros compradores sobre os produtos que seu cliente demonstrou interesse. Outra tática interessante é exibir os itens visualizados recentemente e oferecer descontos, brindes e outras vantagens.
Use CTAs de maneira estratégica
Saber posicionar os CTAs é fundamental para otimizar a experiência do usuário e maximizar as conversões do seu e-commerce.
Quanto mais pra baixo na página, menos provável que os usuários interajam com seu CTA. Portanto, use no início da tela, com botões bem visíveis, chamativos e criativos, principalmente nas telas menores, como tablets e smartphones.
Use imagens de alta qualidade
Recentemente, conversamos sobre a importância da fotografia de produto no desempenho do seu e-commerce (leia aqui).
As imagens desempenham um papel importante na otimização da taxa de conversão, pois os compradores on-line têm três vezes mais chances de comprar de varejistas com imagens de qualidade. Além disso, imagens bem otimizadas para SEO facilitam a indexação e ganham posições no posicionamento de busca.
Torne seu e-commerce compatível com dispositivos móveis
Não é segredo para ninguém que a maioria dos compradores online realiza suas compras pelo celular. Isso significa que você deve otimizar as suas páginas de produtos para melhorar a experiência desses clientes.
Certifique-se de que seu e-commerce seja altamente adaptável, incluindo hiperlinks clicáveis e sugestões de preenchimento automático, entre outras coisas. O conteúdo também deve ser exibido adequadamente com fácil leitura e processamento rápido para melhorar suas vendas e a experiência do usuário.
Use a ideia de escassez
Todo negócio que se preze deve incutir um senso de urgência em seus clientes para aumentar as vendas de comércio eletrônico e destacar a importância das suas soluções. Para isso se usa o recurso da escassez.
Existem várias formas de fazer isso, desde exibir a quantidade de unidades em estoque nas páginas de produtos se esgotando, até enviar e-mails anunciando os números decrescentes de um determinado produto que o cliente tenha demonstrado interesse recentemente.
Outra maneira de aumentar o sentimento de urgência é através da competição.
É normal sites que mostram a quantidade de pessoas navegando ou interessadas em um determinado produto ou serviço. Isso é muito comum no setor de hotelaria.
Recupere os carrinhos abandonados
O abandono do carrinho é um problema que vem aumentando nos últimos anos para muitas empresas de comércio eletrônico.
Com base nos dados coletados pela Instituto Baymard, a taxa média de abandono de carrinho chega a quase 70%.
Felizmente, existem várias estratégias eficientes na recuperação dos carrinhos abandonados, o que também assegura um aumento na taxa de conversão.
Entre outras coisas, sua empresa pode notificar seus clientes por e-mail sobre os produtos que eles adicionaram ao carrinho e ativar anúncios para trazer o cliente novamente para o processo de compra.
De acordo com dados da Moosend, aproximadamente 45% de todos os e-mails de abandono de carrinho são abertos; 21% deles são clicados e metade desses cliques levam a uma compra recuperada de volta ao site.
Simplifique o checkout
Um processo de checkout complicado pode desanimar as pessoas, e apesar de sua página de checkout ser separada da sua página de produtos, ela também tem um papel importante no processo de conversão.
Facilite o processo de checkout. Não force os consumidores a criarem uma conta e, se possível, ofereça checkout com um clique, pois isso gera um aumento médio de 9% nas conversões e uma taxa de conversão 18% maior para clientes recorrentes, segundo dados da Shopify.
Essas são algumas estratégias de otimização que você pode utilizar para aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce, contudo, existem muitas outras que veremos em outra oportunidade.