13 · 04 · 2023

A importância da fotografia de produto no desempenho do seu e-commerce

Você já parou para pensar na importância da fotografia de produto para o bom desempenho do seu e-commerce?

Se a sua resposta for não, chegou a hora de refletir sobre a maneira como sua marca se apresenta perante o público, pois, isso pode ser determinante para realizar uma venda ou perder o consumidor para seus concorrentes..

De fato, a frase “uma imagem vale mais que mil palavras” nunca fez tanto sentido quanto no atual momento em que vivemos, imersos na chamada cultura visual.

Nesse cenário, a maior parte da produção, circulação e consumo de imagens ocorre de forma online, através da Internet, das redes sociais, e é claro, do comércio eletrônico.

Portanto, se você almeja destaque no ambiente virtual, precisa entender que investir na fotografia de produto deixou de ser um mero capricho, e se tornou algo essencial para o sucesso de todo e qualquer e-commerce.

A importância da fotografia de produtos no e-commerce

Por ser um tipo de conteúdo mais atraente e fácil de ser consumido, a fotografia de produto é uma excelente forma de prender a atenção do público, principalmente nas redes sociais, onde a questão visual é dominante.

As pessoas navegam por várias plataformas online em questão de minutos, consumindo uma quantidade enorme de informações..

Além de conferir profissionalismo e seriedade à sua marca, as fotografias usadas no e-commerce despertam a confiança dos consumidores, que consideram a imagem do produto um elemento-chave na experiência de compra.

Por que seu e-commerce deve investir na fotografia de produto?

Ao contrário das compras físicas, nas compras online as pessoas não podem sentir, tocar, vestir ou testar os produtos. Logo, um trabalho profissional de fotografia deve preencher essas lacunas, ajudando o consumidor na sua decisão de compra.

Uma pesquisa realizada pela empresa Lett, especializada em Trade Marketing Digital, revelou que produtos com três ou mais fotos possuem uma taxa de conversão quase 20% maior do que as mercadorias com apenas uma imagem.

De acordo com dados publicados pela plataforma Justuno, mais de 90% dos consumidores consideram a aparência visual um fator-chave na hora de decidir pela compra. Portanto, os e-commerces só têm a ganhar investindo na qualidade das imagens dos produtos.

Segundo a Weebly, empresa especializada na construção de sites customizáveis para e-commerce, cerca de 22% das devoluções de produtos online ocorrem porque o produto entregue não corresponde às fotos divulgadas no site.

Com o uso de uma ferramenta de testes A/B chamada Visual Website Optimizer, os profissionais de marketing analisaram a taxa de conversão nas páginas de produto, e constataram que as vendas subiam cerca de 9% quando os produtos apresentavam fotos maiores e mais detalhadas.

Em pesquisa recente, a NCN Technology apurou que as pessoas se lembram de só 10% do que leem, contudo, a memorização passa dos 60% quando uma imagem é adicionada ao conteúdo.

Além disso, as imagens produzem mais engajamento e consciência de marca. No Facebook, por exemplo, os posts com boas fotos podem alcançar de 2 a 3 vezes mais interações do que as postagens sem imagens, segundo o BuzzSumo.

De fato, fotos de produtos bem feitas podem alavancar seus negócios, contudo, fotografias ruins podem afugentar possíveis clientes, além de aumentar as taxas de devoluções devido à insatisfação do consumidor. Afinal, não tem nada mais decepcionante do que comprar um produto no site e receber uma mercadoria diferente.

Portanto, antes de qualquer coisa, sua fotografia deve retratar fielmente o produto que será entregue aos consumidores, incluindo cores, texturas e dimensões exatas.

Blog 7 Inbloom

Como produzir boas fotos?

Boas imagens comprovadamente aumentam as taxas de conversão, porém, existem vários critérios que devem ser considerados na hora de produzir suas fotografias de produto. Entre eles estão:

Nitidez da imagem: Imagens nítidas conferem seriedade e profissionalismo ao seu e-commerce, pois indica que o trabalho foi elaborado com cuidado e atenção aos detalhes.

Cores e texturas: É preciso retratar com fidelidade as cores e texturas do produto. Para isso, invista em equipamentos de qualidade e, se possível, contrate especialistas para fotografar e tratar as imagens.

Iluminação adequada: A iluminação adequada ajudará a destacar os pontos fortes do seu produto. Além disso, a iluminação pode despertar diferentes sensações no consumidor.

Múltiplos ângulos: Trabalhe com o produto em diferentes ângulos para captar o máximo de detalhes possível. Com isso, você fornece as informações necessárias para incentivar a compra.

Criatividade: Sempre que possível, produza fotos autênticas e contextualizadas. Quando apresentadas em um contexto apropriado, essas imagens reforçam a proposta e utilidade do produto.

Motivos para investir na fotografia de produto

Valoriza seu produto: Através de uma imagem, a pessoa atribui valores objetivos e subjetivos às mercadorias (romantismo, elegância, praticidade, exclusividade, etc.). Uma boa fotografia de produto deve transmitir esses valores ao público-alvo.

Confere profissionalismo à marca: Se tem uma coisa que pode comprometer suas vendas é o amadorismo. Muitas vezes, a empresa é competente, mas, a imagem que ela passa através do seu site é de uma empresa de fundo de quintal. Portanto, capriche na imagem do seu e-commerce, incluindo a fotografia dos produtos e o design do seu site como um todo.

Desperta o interesse dos consumidores: Uma boa fotografia de produto, destacando seus pontos fortes, ajudará você a capturar a atenção do seu cliente em potencial.

Melhora o engajamento: Utilize esse recurso para se conectar com o seu público, gerando curtidas, comentários, salvamentos, compartilhamentos e é claro, melhorando suas vendas.

O impacto das imagens no SEO

O SEO é uma estratégia de marketing usada pelas marcas para alcançar um bom posicionamento nos mecanismos de buscas da Internet.

Conforme observamos no texto sobre as tendências do Marketing Digital para 2023, as empresas estão investindo pesado em tecnologias de busca visual, visto que a busca por imagens já são retornadas para quase 20% das buscas no Google.

As imagens podem ajudar seu e-commerce a ganhar posições nos mecanismos de busca, contudo, é preciso otimizá-las para os mecanismos de busca, e também para o bom funcionamento do seu site.

Isso inclui adequar peso, formato, dimensões e resolução das fotografias. Além disso, acrescentar um título condizente com o produto também ajuda nas buscas.

Imagens mal otimizadas costumam provocar lentidão no carregamento das páginas e prejudicar o desempenho do seu e-commerce. Lembre-se que, quanto mais rápido for o seu site, melhor será a experiência do usuário. Os mecanismos de buscas sabem disso e consideram isso na hora de ranquear suas páginas.

Considere essas informações ao produzir e utilizar suas fotografias de produtos, pois elas podem influenciar diretamente o desempenho do seu e-commerce.

Confira outros conteúdos que podem ajudar a otimizar as vendas do seu e-commerce:

Compartilhar

Artigos
relacionados