13 · 04 · 2023

9 Dicas para contratar funcionários de forma assertiva para o seu e-commerce

Contratar funcionários para um e-commerce pode ser um grande desafio para os proprietários e gestores. É importante considerar diversos aspectos para encontrar os candidatos certos e garantir que eles desempenhem suas funções com excelência. Neste artigo, vamos abordar alguns pontos que devem ser levados em consideração ao contratar funcionários para o seu e-commerce.

  1. Entenda as necessidades do seu e-commerce

O primeiro passo para contratar funcionários é entender as necessidades do seu e-commerce. Quais são as funções que precisam ser desempenhadas? Qual o perfil ideal dos candidatos? Quais as habilidades e competências que eles devem ter?

  1. Defina o processo seletivo

Depois de entender as necessidades do seu e-commerce, é importante definir um processo seletivo. Esse processo deve incluir desde a divulgação da vaga até a contratação do candidato selecionado. Defina quais serão as etapas do processo seletivo, como entrevistas e testes práticos, e quais critérios serão avaliados em cada etapa. Para uma maior assertividade, conte com profissionais de RH para gerenciar seus processos.

  1. Divulgue a vaga nos lugares certos

Para encontrar os candidatos certos, é importante divulgar a vaga nos lugares certos. Utilize sites de emprego, redes sociais e outras plataformas relevantes para o seu público-alvo. Além disso, pode ser interessante divulgar a vaga em grupos e fóruns relacionados ao e-commerce e ao setor em que sua empresa atua. O linkedin, por exemplo, é uma excelente ferramenta gratuita para publicar vagas e captar candidatos. 

  1. Analise currículos e portfólios

Ao receber os currículos dos candidatos, é importante analisá-los com atenção. Verifique se as habilidades e competências necessárias para a vaga estão presentes no currículo e se a experiência profissional é relevante para o seu e-commerce. Além disso, avalie os portfólios e trabalhos anteriores dos candidatos, se houver, para ter uma ideia mais clara de suas habilidades.

  1. Realize entrevistas produtivas e estratégicas

As entrevistas são uma das etapas mais importantes do processo seletivo. Elas permitem avaliar as habilidades e competências dos candidatos, além de verificar se eles se encaixam no perfil desejado para a vaga. É importante realizar entrevistas eficazes, com perguntas relevantes e que permitam conhecer melhor o candidato.

Blog 3 Inbloom
  1. Verifique referências

Antes de contratar um funcionário, é importante verificar suas referências profissionais. Busque informações no Linkedin e solicite ao candidato ao menos dois contatos de profissionais que atuaram em parceria com o profissional.

  1. Avalie a cultura organizacional

Além das habilidades e competências necessárias para a vaga, é importante avaliar se o candidato se encaixa na cultura organizacional da empresa. Ele deve compartilhar os valores e objetivos da empresa e estar disposto a trabalhar em equipe. Essa avaliação pode ser feita durante as entrevistas e ao verificar as referências do candidato.

  1. Ofereça um pacote de benefícios atraente

Esta é uma medida fundamental para atrair e reter talentos no seu e-commerce. Esses benefícios podem incluir plano de saúde, vale-alimentação, vale-transporte, seguro de vida, incentivos para a educação e desenvolvimento profissional, entre outros.

  1. Realize testes de competência 

Faça questionários com exemplos do cotidiano, inclua dinâmicas que demonstram as habilidades necessárias para exercer a função em aberto para elucidar quais são os profissionais com maior alinhamento com o objetivo da vaga. Busque aplicar este método de forma inteligente e objetiva para que seu processo seja fluido tanto para a empresa, quanto para os candidatos.

Por fim, é importante lembrar que os benefícios oferecidos pela empresa devem ser vistos como investimentos no desenvolvimento dos colaboradores e na melhoria do clima organizacional. Com um pacote de benefícios atraente, é possível atrair os melhores talentos do mercado e garantir o sucesso do seu e-commerce a longo prazo.

Compartilhar

Artigos
relacionados