13 · 04 · 2023Marketing Digital

Tendências do marketing digital para 2023

O ano está chegando ao fim, e tão importante quanto analisar tudo o que foi feito pela sua empresa ao longo do ano, é se preparar para os desafios futuros. Por isso, no texto de hoje, apresentaremos as principais tendências do Marketing Digital para 2023. Tá curioso para saber o que vem por aí? Então, leia este texto até o fim!

O que esperar do Marketing Digital em 2023?

De fato, ninguém pode cravar com 100% de certeza como será o futuro do marketing digital, contudo, os profissionais do setor já começam a fazer suas previsões, baseando-se em suas experiências e é claro, no estudo do marketing global. Entre as apostas estão:

Foco nas necessidades reais do cliente

O futuro do marketing digital tende a ser mais diversificado, inclusivo e conectado às necessidades reais dos clientes.

Não há dúvidas de que a tecnologia continuará avançando em um ritmo acelerado, contudo, percebe-se uma resistência ao aumento da digitalização e da automação das interações entre as marcas e seus consumidores.

Em outras palavras, existe um desejo comum de tornar o marketing mais humano novamente. Portanto, embora a inteligência artificial e o marketing baseado em dados continuem a crescer, o foco principal deve ser nas pessoas para  construir relacionamentos sólidos e duradouros.

Experiência de classe mundial para o cliente

Os clientes não querem saber apenas se os seus produtos são bons. Ao invés disso, as empresas devem se concentrar em fornecer experiências únicas que façam com que as pessoas criem vínculos que vão além do consumo.

Isso significa oferecer um serviço de excelência, focado em atender toda a jornada do cliente, oferecendo a ele qualidade e eficiência em todos os canais.

Critérios como eficiência, conveniência e opções facilitadas de pagamento, bem como a oferta de um serviço experiente e amigável são o que as pessoas mais valorizam na experiência do cliente. Além disso, proporcionar uma experiência móvel fácil, moderna e personalizada também contribui para boa experiência dos usuários.

Ativação do funcionário

Um serviço eficiente e amigável começa com a qualificação dos seus funcionários. Isso é fundamental em qualquer negócio, visto que muitos consumidores deixam de fechar negócio devido a uma experiência ruim com os colaboradores de uma empresa.

A falta de conhecimento dos funcionários, o desinteresse e a falta de empatia em relação às necessidades do cliente, podem desencorajar o consumidor a concluir sua negociação.

Lembre-se que seus funcionários são a parte humana de sua marca, portanto, melhorar a qualidade das interações entre seus colaboradores e seus clientes deve ser uma das prioridades do seu marketing em 2023.

Contudo, conquistar o engajamento dos funcionários demanda esforço dos gestores, afinal, não podemos esperar que os seus funcionários se preocupem com seus clientes se eles próprios não estiverem felizes no trabalho e não acreditarem no propósito da empresa.

Sua empresa deve produzir um ambiente de trabalho que proporcione bem-estar e qualidade de vida aos funcionários, a ponto de que isso se estenda para os clientes.

Conteúdo visual

As pessoas preferem conteúdo audiovisual aos textos simples e cansativos, a prova disso está no crescimento das plataformas focadas nesse tipo de conteúdo.

Não por acaso, as empresas estão investindo cada vez mais em tecnologias de busca visual. Segundo estudos, as imagens já são retornadas para 19% das buscas no Google, e 62% dos millennials dizem que estão mais interessados ​​na busca visual do que em qualquer outra nova tecnologia.

Além disso, os recursos visuais podem ser mais fáceis de lembrar do que os conteúdos escritos, portanto, adicionar visualizações de dados, infográficos, imagens e vídeos ao seu texto torna seu conteúdo mais interessante e atraente para o público.

Comunicação Personalizada

Uma das maneiras de envolver seus clientes é através da personalização do marketing. A publicidade tradicional parece estar perdendo espaço, porém, as mensagens de marketing personalizadas permitem estabelecer uma conexão mais íntima e realista entre a marca e o público-alvo.

A Inteligência Artificial, em conjunto com a coleta de dados relevantes, tornam possível a personalização de praticamente tudo, do design às recomendações de produtos que atendam às necessidades mais urgentes de cada cliente.

Data Marketing

Realizar ações de marketing digital baseando-se em suposições deixou de ser uma prática aceitável na era da tecnologia digital. Portanto, prepare-se para coletar e analisar muitos dados em 2023. A tendência é que os dados se tornem cada vez mais importantes na hora de criar suas campanhas de maneira mais assertiva.

Explore as notificações Push

Embora o marketing por e-mail ainda seja bastante forte, ele parece saturado, uma vez que está cada vez mais difícil se conectar de verdade com seu público por meio desse canal.

Além disso, os consumidores usam cada vez mais os smartphones para realizar suas atividades, incluindo a pesquisa por marcas e produtos online. Portanto, faz sentido que as empresas voltem suas atenções para a criação de notificações do tipo push, como uma forma mais eficaz de capturar a atenção do cliente. Esse tipo de mensagem pop-up é curta e aparece na tela do usuário, estimulando-o a realizar determinadas ações.

Atualmente, mais da metade dos consumidores permitem o recebimento de notificações push em seus smartphones para que as marcas possam entrar em contato, e, quando feito de maneira planejada, esse tipo de conteúdo pode gerar boas taxas de abertura, conversões e engajamento do público.

Foco no Comércio Social

Essa estratégia de negócios está em plena expansão no mundo inteiro, e consiste no uso das mídias sociais pelas empresas para aumentar suas transações comerciais, inclusive influenciando seu público na escolha de produtos e serviços.

Ao invés de direcionar o consumidor para um e-commerce fora das redes sociais, a ideia é permitir que toda a jornada de compra do cliente seja realizada diretamente nas plataformas.

Nesse caso, a lógica é invertida, ou seja, os produtos vão de encontro às pessoas através das redes sociais e dos chamados influenciadores.

Para isso, as empresas investem no chamado marketing de influência, criando anúncios que se encaixam perfeitamente nos feeds de mídia social e integrando suas plataformas de comércio eletrônico com canais de mídia social, incluindo Facebook, Instagram e TikTok.

Essa integração também permite às empresas encontrarem criadores de conteúdo alinhados com os interesses da marca e que consigam atrair novos clientes por meio dos aplicativos.

Isso torna a jornada de compra do cliente mais fluida e imersiva, visto que ao navegar pelo feed de determinada rede, bastam alguns cliques para entrar na página do produto, ver sua descrição, conferir reviews, ler a opinião de outros consumidores e concretizar sua compra.

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Pesquisas por voz

Ao que tudo indica, a pesquisa por voz continuará influenciando no modo como as marcas devem criar seu conteúdo e comercializar seus produtos online. Isso porque, muitos consumidores já usam os chamados assistentes virtuais para pesquisarem por produtos e serviços.

Esses assistentes virtuais são dispositivos inteligentes que realizam funções desejadas pelo usuário por meio de comandos de texto, e, principalmente, de voz.

Na pesquisa por voz, os consumidores usam consultas mais longas e conversacionais, portanto, inclinar seu conteúdo para atender a essas consultas, pode torná-lo mais visível nos mecanismos de busca.

Inteligência Artificial (IA)

Já vimos grandes avanços na área da Inteligência Artificial (IA), e também um grande aumento no número de empresas que utilizam essa tecnologia para otimizar os esforços na área do marketing digital. A IA é uma das principais tecnologias por trás da pesquisa por voz e dos assistentes virtuais e também de ferramentas inteligentes, como os chatbots.

Com o auxílio da IA e da automação de processos, as empresas conseguem otimizar o trabalho da equipe de marketing, liberando esses profissionais para se concentrem na estratégia e na criação de uma experiência extraordinária para os usuários.

Vídeos e Lives

O uso dos vídeos nas estratégias de marketing não é nenhuma novidade, contudo, a popularização desse tipo de conteúdo em redes sociais como o TikTok e o Instagram elevou sua importância estratégica a um novo patamar.

O formato dos vídeos varia conforme a plataforma em que eles serão vinculados. No YouTube, apesar da ferramenta Shorts (vídeos curtos de até 1min), são os vídeos mais longos e explicativos que ganham destaque. Já no TikTok e no Instagram, por exemplo, os vídeos que mais fazem sucesso são aqueles mais curtos e objetivos.

Já com relação às lives, segundo informações publicadas pela plataforma Hubspot, espera-se que a indústria dos vídeos ao vivo ultrapasse os U$ 70 bilhões até 2023. Além disso, o vídeo ao vivo é incrivelmente popular entre os consumidores, uma vez que permite às pessoas interagirem em tempo real com o conteúdo, passando até três vezes mais tempo assistindo ao conteúdo ao vivo do que a vídeos pré-gravados.

Marketing Sustentável

Os consumidores de hoje estão mais conscientes do que nunca sobre o efeito que seus hábitos de consumo exerce sobre o meio ambiente e a sociedade. As pessoas estão cuidando mais dos produtos que escolhem comprar e das marcas com as quais escolhem se associar.

Muitas marcas já estão adotando práticas éticas e sustentáveis ​​para reduzir seu impacto no meio ambiente e na sociedade a sua volta, sendo que o papel do marketing é transmitir essa mensagem ao seu público.

Para isso, é necessário criar estratégias que associem a imagem da empresa às ações que impactam positivamente no meio ambiente, na economia, na sociedade e nas questões relevantes para os seus consumidores, comunicando o alinhamento das práticas da empresa com os interesses dos seus clientes.

Marketing hiperlocal

Além do crescimento dos dispositivos inteligentes e da personalização do atendimento aos clientes, o uso de dados de geolocalização prometem influenciar as estratégias de marketing digital em 2023.

O marketing hiperlocal não é nenhuma novidade, pois, empresas como o Google são experts em atender negócios na área local, contudo, os serviços de geolocalização podem ir muito além disso, oferecendo uma experiência única aos consumidores.

Através do marketing hiperlocal, os clientes podem ser direcionados com mensagens de marketing assim que são detectados a uma certa distância de uma loja.

Além disso, as marcas podem usar estratégias de Geofencing para envolver e estabelecer uma comunicação personalizada com os consumidores, elaborando um marketing muito mais sofisticado e personalizado. Por exemplo, um cliente pode receber um lembrete de que está ficando sem ovos ao passar perto do supermercado.

Essas são as principais tendências do marketing digital em 2023, porém, conforme já conversamos, o mundo do marketing digital é mutável, dinâmico e se encontra em constante evolução. Portanto, nada impede que algumas destas tendências fiquem pelo caminho ou que novas tendências sejam adicionadas a esta lista ao longo do próximo ano.

Para se manter atualizado sobre as principais tendências do marketing digital em 2023, continue acompanhando o conteúdo publicado aqui no blog da InBloom. Até a próxima!

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