Como aumentar minha taxa de conversão?

A taxa de conversão reflete de forma direta o sucesso do seu negócio. Se você tem um e-commerce, vende infoprodutos ou utiliza a internet como ferramenta para captação de leads – contatos qualificados para fechar negócios, saiba que esta é uma das principais métricas de desempenho dos seus canais de venda e aquisição que devem ser monitoradas com assiduidade.

O que é taxa de conversão?

De forma sucinta, esta métrica indica o percentual de visitantes que chegaram ao objetivo planejado para as suas páginas de conversão. Este objetivo pode variar de acordo com a sua estratégia: se você vende infoprodutos e produtos físicos, a conversão será vendas realizadas. Se você é um prestador de serviços, a conversão pode ser o preenchimento de um formulário de contato ou uma interação comercial, seja no inbox do instagram ou pelo whatsapp.

Taxa de conversão e tráfego qualificado

Quanto mais clara, fácil e objetiva for a navegação e interação do seu usuário com seu site, páginas de captura de leads e vendas, maior será a sua taxa de conversão.

Embora a usabilidade das páginas do seu site seja um dos principais fatores de impacto na sua taxa de conversão, outra frente que merece a sua atenção e que exerce influência no seu potencial de gerar mais vendas e leads é a qualificação do tráfego.

Para aumentar sua taxa de conversão, é importante garantir que a sua loja está sendo exibida em contextos que favoreçam o consumo. Afinal, não adiantar receber um grande volume de acessos se as pessoas que entram no seu site não estão interessadas em adquirir seus produtos ou serviços, não é mesmo?

Portanto, não basta garantir uma excelente experiência de navegação para o seu público. Antes disso, certifique-se de que você está aplicando as estratégias de marketing adequadas para atrair para o seu site pessoas com real interesse em compras.

avaliar a taxa de conversão

Qual a taxa de conversão ideal para o meu site ou e-commerce?

A taxa de conversão do seu site é influenciada por aspectos presentes no seu negócio – e que você tem o poder de controlar, e também por variáveis de mercado, que você não pode controlar, tais como, volume de oferta x demanda, práticas de concorrência, sazonalidade, entre outras variáveis. Portanto, não há uma resposta pronta para esta pergunta. Para definir metas para a sua taxa de conversão é necessário analisar seu caso de forma específica.

Neste artigo, vamos compartilhar com você as informações necessárias para você identificar oportunidades para otimizar a taxa de conversão do seu site, e por consequência, proporcionar incremento de vendas e leads para a sua empresa:

O objetivo é transformar o maior número de visitantes do seu site em clientes!

O primeiro passo para estabelecer estratégias assertivas para aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce, ou das suas páginas de captura, é entender o comportamento do consumidor. Esse é o princípio para fazer escolhas corretas para definir suas origens de tráfego e para melhorar a experiência dos consumidores com as suas páginas de vendas.

Avalie o potencial de engajamento do seu site:

Segundo dados da Neurologic, 10 segundos é o tempo que você tem para engajar o visitante do seu site ou do seu e-commerce antes que ele deixe a sua página e vá para o site da concorrência  Além disso, seu visitante considera de 3 a 5 opções além da sua empresa antes de comprar seus produtos ou virar seu lead. Conquista a preferência do consumidor aquele que proporcionar a melhor experiência e tiver maior alinhamento com a demanda do visitante.

O princípio é promover ações para que seus visitantes encontrem o que precisam (seus produtos ou serviços) com facilidade e tenham informações e elementos que facilitem a chegada ao objetivo, que é realizar compras no seu site, ou realizar uma interação comercial, no caso de prestadores de serviço.

Quais motivos fazem seus visitantes abandonarem o carrinho de compras?

São inúmeros os fatores que podem fazer com que o usuário abandone sua landing page de captura de leads e o checkout do seu e-commerce. A primeira medida de maior impacto que você pode implemOs mais frequentes são:

  • Demora no carregamento da página
  • Problemas de usabilidade
  • Design de baixa qualidade
  • Muitos links e CTA’s desviando a atenção do objetivo
  • Informações pouco claras, apelativas ou em excesso
  • Investimento em tráfego de baixa qualidade

Avalie a qualidade de desempenho do seu site ou e-commerce agora mesmo:

O Google disponibiliza esta ferramenta gratuita para que você possa avaliar a pontuação de qualidade do seu site:

taxa de conversão

Você pode fazer esta avaliação rapidamente. Além de identificar a pontuação do seu site, haverá uma lista bastante completa dos principais pontos do seu site que podem ser otimizados para aumentar a taxa de conversão do seu site ou e-commerce.

Compartilhe estes dados com os profissionais responsáveis pelo suporte de tecnologia e marketing da sua empresa para que possam propor e executar os reparos e otimizações necessárias.

Se o seu site está com alta pontuação, verifique se há pontos de aperfeiçoamento. Neste caso, para aumentar a sua taxa de conversão, verifique se você está utilizando os principais meios para gerar tráfego qualificado para o seu site ou e-commerce.

Como aumentar a taxa de conversão do seu site?

Se por um lado são inúmeros os fatores que afetam a sua taxa de conversão, por outro, são muitas as oportunidades de otimização para aumentar as vendas do seu e-commerce, sua aquisição de leads e interações comerciais em seu site. A seguir apresentamos dicas essências que você pode colocar em prática visando aumentar seu potencia em gerar leads e vendas:

  • Deixe clara a proposta de valor do seu produto ou serviço;
  • Revise a qualidade da comunicação da página;
  • Utilize imagens e vídeos de alta qualidade
  • Invista em tráfego qualificado, tanto pago quanto orgânico;
  • Utilize remarketing para recuperar visitantes com potencial de compra;
  • Analise de forma recorrente as métricas de comportamento das suas páginas;
  • Promova testes de experiência e navegação de forma recorrente;
  • Disponibilize conteúdos pertinentes para o seu público;

Agora que você já tem este conhecimento, busque profissionais de tecnologia e de tráfego qualificados para diagnosticar e solucionar seus principais problemas de conversão. Lembre-se, quanto maior for a sua taxa de conversão, menores serão são custos com tráfego, menos custos representam um maior lucro para a sua empresa!

Monitore frequentemente as métricas de desempenho do seu site:

Sempre haverão novas formas para otimizar seus resultados em captação de leads e vendas. O atributo mais valioso do marketing digital, e a sua possibilidade de mensuração que permite prever e estimar cenários, bem como avaliar onde você deve focar recursos, tempo, investimento e esforços para gerar leads e vendas em escala.

Preparamos um guia que vai te ajudar a avaliar suas estratégias de marketing e vendas. Para acessá-lo, clique aqui.

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