11 · 09 · 2022Marketing DigitalNews

SEO Tráfego orgânico para seu site ou e-commerce

É o conjunto de estratégias e práticas aplicadas para otimizar seu desempenho em SEO Tráfego orgânico. São medidas adotadas para posicionar seu site ou e-commerce nos melhores resultados de busca do Google quando seu público realiza buscas utilizando palavras-chave relacionadas aos seus produtos e serviços. 

SEO: Como gerar tráfego orgânico para seu site ou e-commerce

Muitas vezes este pilar do marketing digital não recebe a devida atenção, seja pela falta de compreensão da sua necessidade, constante atualização de suas práticas ou porque é uma estratégia de médio e longo prazo.

Uma estratégia de Search Engine consolidada é um dos principais ativos que uma marca pode ter através do marketing digital. A seguir falaremos sobre os principais pontos importantes ao considerar em sua estratégia de otimização SEO: tráfego orgânico para obter audiência qualificada para geração de leads e vendas.

SEO Tráfego orgânico na prática: quais as principais táticas para o seu e-commerce?

Esta disciplina do marketing é permeada por inúmeras práticas, algumas ações pontuais, sobretudo quando ocorrem mudanças no algoritmo de indexação – que na maioria das vezes demandam manutenção na sua estrutura de SEO, além de e ações contínuas, para garantir seu posicionamento, ampliar seu domínio de termos-chave estratégicos para escalar seu volume de tráfego e de vendas.

Confira as principais práticas de SEO que geram resultados estão:

Otimização da experiência do usuário: 

Tem o objetivo de garantir que seu site está com uma boa velocidade de carregamento, com layout intuitivo e atualizado, e que seus elementos de navegação e usabilidade estão otimizados para que o consumidor tenha facilidade para encontrar o que deseja e chegue facilmente ao carrinho de compras ou landing page de conversão.

Otimização de conteúdo para SEO:

Estabelecimento de estrutura e densidade de informação  e conteúdo que esteja alinhada com a lógica de posicionamento do algoritmo do Google e seus sistemas de indexação.  Nesta disciplina são realizadas análises para a aplicação de metadados de indexação (insumos para vincular sua página nos resultados de busca) e para a definição de títulos, textos e descrições que estejam alinhados à cultura de busca do seu público consumidor;

Produção e publicação de conteúdos em Blog: 

Publicar conteúdos de densidade, com frequência e que estejam otimizados para os motores de busca. O sucesso desta estratégia depende da publicação de artigos que tenham utilidade para o cotidiano do seu público-alvo e que forneçam insumos para a tomada de decisão do consumidor. O principal objetivo desta estratégia é ampliar as possibilidades de tráfego para as suas páginas e fortalecer seu potencial de ranqueamento nas melhores posições orgânicas para a sua marca.

SEO: Tráfego orgânicoSaiba por onde começar

Para entender o seu contexto e começar a elencar suas prioridades de otimização, você pode ser fazer as seguintes perguntas:

  • Meu conteúdo é completo e proporciona algum benefício para o meu público?
  • Meu site e conteúdo fazem frente aos dos meus 10 principais concorrentes?
  • O layout do meu site está atualizado e apresenta minha marca com autenticidade e credibilidade?
  • Meu site tem layout responsivo e apresenta qualidade de navegação tanto no mobile quanto no desktop?
  • Utilizo conteúdos diversificados (texto, áudio, vídeo e imagens)?
  • Minhas páginas estão com as palavras-chave mais importantes para o consumidor na rede de pesquisa?

Esses são apenas alguns aspectos para se levar em conta ao avaliar seu potencial de ranqueamento orgânico nos resultados de busca mais relevantes para a sua empresa e para o seu público-alvo. 

Em alguns casos pode ser que você precise de apoio de profissionais do marketing digital  e tecnologia especializados em SEO para lhe ajudar num diagnóstico preciso, para que você invista tempo e recursos nas medidas que podem gerar maior impacto positivo no seu posicionamento nos motores de busca.

Defina prioridades para a sua otimização em SEO

A implementação destes fatores pode ser trabalhosa, dado ao grande volume de micro-tarefas necessárias para realizá-las. Para quem está dando os primeiros passos, é recomendado realizar um plano de ações onde você deve priorizar as ações que podem trazer os melhores resultados para o seu e-commerce no menor espaço de tempo.

Muitos gestores de e-commerce não direcionam esforços para o SEO em suas estratégias de marketing digital por conta da sua amplitude de ações, que por sua vez geram resultados no médio e longo prazo. 

Para empreendedores no comércio online que desejam estabilidade e escalabilidade, as estratégias em SEO são fundamentais. E é justamente por esses motivos que estas ações devem ser priorizadas, elencadas e distribuídas para serem realizadas ao longo do tempo.

Para te ajudar nesta análise, o Google disponibiliza um Guia de otimização SEO para iniciantes. Utilize este conteúdo complementar para identificar quais são os pontos que precisam de maior atenção.

Se você não tem profissionais capacitados para realizar estas tarefas, é importante buscar um especialista que possa lhe dar o apoio necessário para identificar, dentre tantas ações, quais são aquelas que podem gerar o maior impacto positivo no tráfego orgânico da sua loja. Desta forma você poderá priorizar as ações em que deve focar em curto, médio e longo prazo para obter mais tráfego e vendas aplicando esta estratégia.

Conheça outras estratégias para acelerar as vendas do seu e-commerce:

Conheça as 5 principais estratégias de marketing no Google Ads para gerar tráfego, leads e vendas

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