SEO: Como gerar tráfego orgânico
Qual a importância que o SEO tem para o meu negócio?
Hoje, aproximadamente 64% dos consumidores buscam informações sobre marcas, produtos e serviços na internet, mais especificamente no Google. Desse total, aproximadamente 60% das buscas são convertidas em cliques em links orgânicos na primeira página do resultado de busca.
Considerando esses dados, conseguimos imaginar o potencial competitivo de uma marca que não está presente ao menos nas primeiras páginas do Google, portanto, a otimização de posicionamento orgânico para sites e e-commerce é uma atividade indispensável para gerar e manter tráfego qualificado e recorrente para o seu site, blog ou loja virtual.
O que é SEO?
É o conjunto de técnicas que tem o objetivo de fazer com que o seu site, blog ou loja virtual sejam facilmente encontrados por seu público-alvo durante suas sessões de busca, pesquisa e compras online, posicionando sua marca de forma competitiva nos resultados de busca orgânica – resultados de pesquisa que não precisam ser pagos diretamente ao Google e que não representam custos diretos.
Nessa disciplina fazemos com que todo o do seu site possa ser compreendido e indexado na biblioteca de conteúdos dos principais mecanismos de busca, alinhando a comunicação e estrutura de informação do seu site à lógica de posicionamento do Google e dos principais sites de busca.
O Google prioriza a exibição de sites que apresentam o melhor conteúdo possível para seus usuários. Para definir a posição de um site nos resultados de busca, o algoritmo avalia centenas de fatores. Entre os aspectos de maior impacto no posicionamento podemos citar a estrutura de informação, profundidade de conteúdo, qualidade de navegação e tempo de carregamento.
De tempos em tempos o Google e demais mecanismos de busca aprimoram sua estrutura de tecnologia e ranqueamento, priorizando sempre a melhor experiência para o usuário. Portanto, considerando o grande volume de variáveis e micro tarefas, esta é uma frente de marketing que deve ser tratada com prioridade e de forma recorrente, principalmente por e-commerces que almejam escala e ocupar liderança em seu segmento.
Quais os principais benefícios das estratégias de SEO para o seu negócio?
Confira a seguir, os principais resultados que uma estratégia de SEO bem estruturada pode proporcionar ao seu site, blog ou e-commerce:
- Torna seu site facilmente encontrado por seu público;
- Aumenta o tráfego do seu site, e-commerce ou blog;
- Posiciona seus produtos e serviços para pessoas com real interesse em compra
- Aumenta seu relacionamento com leads;
- Geração de leads qualificados para prospecção;
- Capta mais vendas para o seu e-commerce;
- Confere autoridade à sua marca em seu segmento de atuação;
Como otimizar seus resultados com técnicas de SEO:
Para cada caso há soluções específicas. Cada mercado possui particularidades que devem ser levadas em conta para definir o tipo de serviço ideal para a situação da sua empresa, desde o mercado onde ela atua, o seu potencial de investimento no serviço e as metas que foram definidas para o seu negócio. O primeiro passo é elencar suas prioridades e metas, e solicitar uma análise de quais das centenas de fatores de otimização devem ser priorizados no seu plano de atuação.
Quais são os principais fatores que podem ser otimizados:
Entre centenas de fatores responsáveis pelo ranqueamento ,indicamos aqueles que mais influenciam o seu desempenho em tráfego, engajamento com conteúdo e conversão:
- Mapa de Páginas
- Estrutura de Conteúdo
- Avaliação de layout
- UX – experiência de uso de todas as páginas
- Ajuste e implementação de metadados
- Levantamento de palavras-chave de prioridade para indexação
- Análise de URL’s e backlinks
Para te ajudar a compreender os fundamentos desta disciplina do Marketing Digital, o Google disponibiliza um Guia de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para iniciantes
Conheça outras estratégias de Marketing Digital:
Saiba como otimizar o SEO do seu site ou e-commerce para posicionar sua marca nos melhores resultados de busca.
Conheça as 5 principais estratégias de marketing no Google Ads para gerar tráfego, leads e vendas
Facebook Ads: Conheça a ferramenta de marketing para ampliar a sua audiência e tráfego qualificado no Facebook e no Instagram.