11 · 09 · 2022Marketing Digital

Marketing para e-commerce: 4 estratégias validadas para gerar tráfego e vendas

Com o passar dos anos, novos canais e formatos de comunicação e publicidade digital ganharam o mercado. E com um número cada vez maior de possibilidades, definir os canais que devem concentrar seus esforços e investimentos tem se tornado cada vez mais desafiador, não é mesmo?

Entretanto, algumas estratégias de marketing para e-commerce já foram amplamente testadas, validadas e permanecem sendo fundamentais para gerar tráfego qualificado e vendas para o e-commerce

Se você atua em uma loja virtual e pretende acelerar suas vendas, precisa compreender e buscar implementar as estratégias de marketing mais seguras, que geram resultados expressivos e proporcionam o melhor ROI possível

A importância das estratégias de marketing para e-commerce

Para gerar volume de vendas e de receita expressivo de forma contínua, não basta investir em uma boa plataforma, apertar alguns botões e esperar que as vendas aconteçam de forma mágica. Você precisa estabelecer ações para que as pessoas cheguem até você,  mantendo seu e-commerce sempre com tráfego, ou seja, recebendo visitas de pessoas com real interesse em comprar seus produtos todos os dias.

Marketing para e-commerce

Analisamos estudos de caso de estratégias digitais de lojas virtuais de diferentes portes e segmentos, e neste artigo vamos compartilhar com você as 4 estratégias de marketing para e-commerce que geram mais resultados em tráfego e vendas.

Quais benefícios estas estratégias podem gerar para o seu e-commerce?

As estratégias a seguir são consideradas fundamentais para que a sua loja obtenha sucesso nos principais indicativos de desempenho de mercado, de forma mensurável e escalável:

  • Promover o conhecimento da sua marca e dos seus produtos;
  • Ampliar o alcance da sua loja virtual para o maior número de pessoas qualificadas para o consumo;
  • Posicionar seus produtos e serviços de forma competitiva e despertar o desejo de consumo;
  • Inserir seu e-commerce em todas as etapas da jornada do consumidor, da descoberta, à compra até a fidelização;
  • Manter sua loja virtual sempre com tráfego qualificado e gerando vendas.

Confira a seguir as  estratégias que podem estruturar seu e-commerce para conquistar todos estes benefícios:

1- Google: Audiência e tráfego para lojas virtuais

Google é a principal plataforma de buscas do mundo. Estima-se que, no último ano, 88% dos brasileiros recorreram à ferramenta de pesquisa para realizar buscas.  Deste total, cerca de 70% utilizaram a plataforma para encontrar um produto ou serviço.

Sem dúvidas, o Google é um canal de mídia consolidado, com amplo alcance e que faz parte da vida das pessoas, pois é um dos principais meios pelo qual as pessoas buscam de forma ativa por informação para obter diferentes benefícios ou buscar por soluções

O impacto do Google Ads no consumo online.

  • 63% do público consumidor afirma que tem maior propensão a clicar em anúncios do Google do que em outros sites de publicidade;
  • Cerca de 46% dos consumidores que compram presencialmente e online, afirmam que iniciam a busca por um produto ou serviço pelo Google;
  • 90% dos usuários do Google afirmam que clicam nos links que estão nos primeiros resultados de busca.
  • Marcas que comercializam produtos online tem em média 50% mais chances de realizar uma venda quando o tráfego é originado no Google

Estes números indicam, que além do grande poder de influência no consumo online, o Google influencia também o comércio tradicional, pois a plataforma é utilizada pelo consumidor como um filtro de decisão para comprar presencialmente.

marketing para e-commerce consumidor realizando compra online

Google Ads: Alto poder de segmentação e rentabilidade

Entre os diferenciais do Google Ads em relação a outras estratégias de marketing para e-commerce, podemos destacar a sua ampla gama de possibilidades de segmentação que o tornam uma excelente opção de custo-benefício para impulsionar vendas online.

Com uma estratégia sólida, você pode conquistar novos públicos que ainda não conhecem sua marca, como pode impactar pessoas que estão em momento de compra realizando uma busca ativa por um produto ou serviço que você oferece neste exato momento em que você lê este artigo. Por esse motivo é uma estratégia que gera resultados em vendas no curto prazo.

Confira algumas possibilidade de segmentação de públicos no Google Ads:

  • Palavras-chave de busca
  • Localização geográfica
  • Gênero e idade
  • Tópicos de Interesse do usuário
  • Contextos 
  • Dispositivo

Estes foram apenas alguns exemplos de personalização possíveis para a sua estratégia de posicionamento no Google. Empresas que ocupam posições de destaque nos principais resultados de busca relacionados a seus produtos e serviços, encontram no Google Ads a possibilidade de manter um fluxo de consumidores em seu site de forma contínua, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Banner Site Info Google Inbloom 1

O Google Ads disponibiliza aos lojistas do e-commerce um dos melhores ROI (retorno sobre o investimento) do mercado e a possibilidade de atingir um amplo volume de pessoas qualificadas para realizar compras, portanto, é uma excelente opção para gestores de e-commerce que buscam a possibilidade de gerar vendas em escala.

Que tal conferir alguns exemplos práticos de estratégias no Google Ads que você pode aplicar em seu e-commerce? Preparamos um conteúdo especial para profissionais que atuam no e-commerce. Clique aqui e aproveite estes insights para ampliar a sua audiência e aumentar suas vendas com o Google Ads.

2- Facebook Ads: marketing para e-commerce nas redes sociais

Facebook e Instagram são as redes sociais mais utilizadas no mundo. Assim como Google, já fazem parte do cotidiano da sociedade e concentram grande parte do tempo que as pessoas dedicam na internet, por isso, é uma dos principais canais de marketing para impulsionar vendas para o e-commerce.

Segundo a pesquisa All iN | Social Miner, 76%  dos brasileiros usam as redes sociais durante uma jornada de compra, e deste total, 54% utilizam as redes sociais para comparar preços e condições comerciais de produtos que desejam comprar. Portanto, é um canal essencial para empresas que desejam obter audiência e resultados expressivos em marketing e vendas.

O grande desafio de marketing para e-commerce nas redes sociais.

Segundo dados da hypeauditor, uma boa taxa de engajamento nas redes varia de 1% a 5%. Ou seja, mesmo que você invista em produção de conteúdo de qualidade, apenas uma parcela do total de pessoas que você consegue alcançar organicamente de fato realiza interações com a sua marca.

Portanto, as estratégias de marketing para e-commerce no Facebook e Instagram que são restritas ao conteúdo orgânico, não são suficientes para escalar o tráfego e acelerar as vendas do seu e-commerce. As práticas de conteúdo orgânico ficam restritas às bolhas temáticas, pois não proporcionam às empresas a possibilidade de dirigir sua comunicação de acordo com as características características do seu público-alvo.

Por exemplo: se você tem uma loja de artigos de moda feminina que tem  abrangência logística limitada à região sul e sudeste , não terá garantias de que seu conteúdo vai chegar apenas para mulheres que residam nesta região. 

Com o Facebook Ads, você pode determinar de forma específica o tipo de audiência que deseja impactar, desta forma, é possível impactar um grande volume de pessoas com real interesse em seus produtos. Em outras palavras, com a ferramenta de publicidade do Facebook, você tem a possibilidade de atingir pessoas com maior alinhamento e potencial para comprar seus produtos e serviços.

Possibilidades de segmentação de anúncios no Facebook e Instagram:

Confira a seguir as principais matrizes de segmentação disponibilizadas no Facebook Ads:

  • Geolocalização
  • Perfil demográfico: idade, gênero, nível de escolaridade, função profissional entre outros;
  • Interesses: você pode impactar pessoas que têm interesse direto e indireto nos seus produtos ou serviços
  • Comportamento:  atingir pessoas que têm hábitos e interesses de navegação bastante específicos
  • Atingir pessoas semelhantes aquelas que seguem e interagem com a sua marca e que ainda não conhecem seus produtos e serviços

Formatos de anúncio sob medida para apresentar seus produtos e serviços com profundidade.

Assim como o Google Ads, o Facebook Ads dispõe de formatos de anúncio e objetivos de posicionamento específicos para atender a diferentes necessidades da sua estratégia de comunicação e vendas, dentre eles:

  • Gerar alcance e conhecimento de marca
  • Tráfego para o topo de funil do seu e-commerce ou página de captura de leads
  • Posicionamentos com ênfase em gerar interações e engajamento
  • Remarketing para direcionar mensagens de acordo com o tipo de interação e engajamento que os usuários têm o seu perfil, página e site
  • Anúncios em catálogo, com foco em apresentar ofertas e produtos com profundidade para pessoas qualificadas para comprar.

O que acha de conhecer um pouco mais sobre as possibilidades do Facebook Ads e como como aplicar algumas estratégias na sua loja? Preparamos um conteúdo com as 4 principais estratégias em Facebook Ads para lojas virtuais com exemplos aplicados para você entender e aplicar o melhor desta estratégia de marketing para e-commerce. Aproveite os insights para tornar o Facebook e o Instagram produtivos em sua estratégia de vendas online. 

Acesse o conteúdo e aproveite este conhecimento para fortalecer sua estratégia de venda online:

3- SEO: Estratégias para gerar tráfego orgânico para o seu e-commerce

Uma boa estratégia em SEO é um dos principais ativos que uma loja virtual pode ter através do marketing digital, pois é uma das principais estratégias para gerar pontos de entrada em sua loja virtual, através dos resultados de pesquisa realizados pelos consumidores nos motores de busca.

Esta é uma estratégia de marketing para e-commerce que não depende de investimentos diretos e pagos a veículos de mídia, como nos casos do Google Ads e Facebook Ads para gerar tráfego e audiência para o seu e-commerce.

Por outro lado, isso não significa que o SEO seja uma estratégia que não demande recursos. Para manter sua loja virtual com potencial de adquirir visitas orgânicas, e principalmente escalar suas vendas, é necessário investir em inteligência e força de trabalho para aplicar ações conjuntas e contínuas, tais como:

  • Design, manutenção e otimização da experiência de navegação no seu e-commerce 
  • Definição e aplicação de estrutura de informação e palavras-chave  nas principais páginas do seu site, visando o favorecimento da leitura e classificação dos seus links nos principais resultados de pesquisa; 
  • Otimizações técnicas para garantir fluidez, velocidade e carregamento das suas páginas, fator de alto impacto no posicionamento de sites nos mecanismos de busca;
  • Produção de conteúdo através de pautas estratégicas que conectem a marca com o seu público e que tenham estrutura de informação, palavras-chave e profundidade necessários para figurar no maior número possível de resultados de busca favoráveis para a exposição qualificada  da sua marca e dos seus produtos.

Preparamos um conteúdo para você compreender melhor cada uma das estratégias para otimizar e aplicar seu tráfego e fluxo de consumidores através do tráfego orgânico. Clique aqui para conferir.

4- E-mail Marketing para gerar mais vendas e fidelizar clientes no e-commerce

Esta é de longe uma das estratégia de marketing para e-commerce que demanda o menor investimento e pode proporcionar uma excelente relação de custo-benefício para o e-commerce.

O e-mail é uma ferramenta utilizada pela maioria das pessoas, seja como meio de comunicação, utilitário de trabalho ou para criar e manter cadastros em lojas, aplicativos e plataformas de entretenimento. Portanto, é um canal que permite às marcas estabelecer ações de comunicação, relacionamento e vendas capazes de atingir um grande volume de pessoas.

Estruture sua base de e-mails (clientes)

É fundamental que você tenha formas de captura de e-mails para iniciar e escalar a sua base, seja com pop up de cadastro em newsletter com cupons de primeira compra para incentivo ao cadastro, ou seja através de landing pages de captura de e-mail em troca de conteúdos exclusivos.

Utilize a base que você tem

Você pode utilizar sua base existente para fazer ações segmentadas, oferecendo produtos e ofertas de acordo com o perfil dos seus clientes.

Atente-se às regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais)

É fundamental que a sua base de e-mails seja construída de forma correta, ou seja, que você receba tenha o consentimento das pessoas para que elas forneçam seus dados  e aceitem receber comunicações de cunho comercial.

O SEBRAE desenvolveu um guia para facilitar a compreensão a respeito da LGPD com tudo o que você precisa saber para ter uma base de dados segura e dentro da legislação.

Realize ações periódicas e recorrentes

Mantenha sua lembrança de marca em alta trabalhando com diferentes editorias. Alterne entre editorias distintas para manter seu público engajado e interessado na sua marca e nos seus produtos e serviços. 

Principais tipos de e-mail marketing:

  • Newsletter
  • E-mails sazonais
  • E-mails instrutivos e com entrega de conteúdo
  • E-mails promocionais

Estes são apenas alguns exemplos básicos. Com o tempo, você pode utilizar editoriais diferentes, tornando sua estratégia de e-mails marketing cada vez mais personalizada para os diferentes perfis de consumidor dentro do seu público-alvo e de acordo com a a identidade da sua estratégia de comunicação e marketing.

Preparamos um artigo para você compreender melhor as diferentes estratégias de e-mail marketing e como elas podem ser aplicadas em seu e-commerce. Clique aqui para aprofundar seu conhecimento nesta estratégia.

DICA BÔNUS

Uma estratégia de marketing bem sucedida, é aquela que insere sua marca em todas as etapas da jornada de consumo pela qual o seu público percorre, da descoberta até a fidelização. Por esse motivo, é importante que a sua marca esteja presente em diferentes canais e com mensagens adequadas a cada um deles.

Apostar apenas em uma estratégia pode limitar seu potencial de resultados, principalmente para você que deseja obter escala. Uma estratégia consistente depende do pleno alinhamento entre diferentes estratégias. Como as diferentes plataformas de publicidade e marketing para e-commerce apresentam variação em seu desempenho, assim como acontece no mercado financeiro, ao apostar em diversidade de iniciativas você poderá obter resultados de forma mais rápida e consistente e melhores serão suas perspectivas de retorno para os seus investimentos.

Neste conteúdo trouxemos as estratégias fundamentais de marketing para e-commerce para gerar tráfego qualificado para compras de forma contínua e escalável.

Precisa de auxilio para definir quais destas estratégias podem proporcionar os melhores resultados no menor espaço de tempo? Fale com nossos especialistas!

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