12 · 09 · 2022Marketing Digital

Marketing digital: 3 passos para avaliar o desempenho das suas estratégias.

Acompanhar o desempenho de algumas métricas-chave pode ser determinante para a estabilidade e crescimento do seu negócio no marketing digital.

Embora cada caso mereça uma análise profunda e específica, há indicadores macro e qualitativos que podem te ajudar a esclarecer, de forma geral, como anda a saúde das suas estratégias de marketing digital para conquistar audiência e gerar mais vendas e negócios online.

Marketing digital

Como avaliar as métricas de desempenho das suas em marketing digital:

As principais informações e métricas que você precisa analisar estão disponíveis no Google Analytics e na sua plataforma de e-commerce. Outras ferramentas também podem te auxiliar a ter dados mais minuciosos, mas neste neste artigo vamos focar nos principais dados, o que representam para que você possa avaliar o desempenho da sua estratégia de marketing digital.

Confira a seguir as principais métricas que você deve avaliar para um diagnóstico realista quanto ao seu desempenho e potencial em captar tráfego, estimular interações e gerar conversões em leads e vendas:

Avaliando o alcance da sua marca, site ou e-commerce:

Nesta análise você vai observar indicadores que revelam seu potencial de alcance das suas ações em marketing digital, ou seja, quantas pessoas você consegue atingir, independente da maturidade deste público-alvo, considerando pessoas que estão descobrindo sua marca e também aquelas que já estão mais próximas do consumo:

Principais dados e métricas de alcance que você deve avaliar:

  • Total de usuários em seu site e pessoas alcançadas nas redes sociais. 
  • Você também deve avaliar o total de novos usuários atingidos para identificar seu potencial de trazer novos consumidores e novos leads. 
  • Como está a variação deste número? Positivo? Estagnado? Negativo? 
  • Quais são as principais características das pessoas que acessaram seu site? Confere com o perfil do seu público-alvo? Você pode ter acesso a estas informações pelo Google Analytics. 

Faça esta verificação nas diferentes origens de tráfego e de marketing digital do seu site ou e-commerce. Identifique os principais meios que geram audiência para o seu e-commerce. Avalie quais trazem mais pessoas e quais deles têm maior potencial para atrair para o seu site, potenciais consumidores que ainda não conhecem sua marca.

Busque visualizar estas métricas em diferentes cenários. Analise o desempenho mensal comparado ao ano anterior e comparado a média obtida nos últimos três meses. Tome notas destas informações, elas sempre serão úteis para o seu time e parceiros nas áreas comercial, de vendas e de marketing. 

O que você deve considerar para ampliar o alcance do seu site ou e-commerce?

A check-list a seguir pode te ajudar a identificar oportunidades de marketing digital para ampliar o alcance da sua marca:

  • Você atua nos principais canais que o seu público-alvo utiliza para interagir, realizar buscas, fazer descobertas e buscar informações?
  • Você tem uma estratégia de aquisição de tráfego orgânico SEO
  • Quando foi a última vez que realizou uma manutenção técnica de SEO no seu e-commerce ou blog? Está atualizado para os algoritmos de busca?
  • Está presente nas redes sociais com conteúdo periódico,diversificado e relevante para a sua audiência?
  • Você alimenta um blog que contém informações que podem ajudar o seu público a descobrir que você tem as soluções que ele precisa?
  • Sua marca aparece nas primeiras páginas e posições de busca dos motores de busca? 
  • Utiliza anúncios na Rede de Pesquisa e na Rede de Display do Google?

Como você viu acima, muitas são as possibilidades para acelerar o alcance do seu site ou e-commerce. Avalie quais são aquelas que podem lhe proporcionar o melhor resultado no menor espaço de tempo possível.

Avaliando a qualidade da audiência do seu site ou e-commerce:

Esta avaliação proporcionará uma visão mais clara se as pessoas que chegam até o seu site estão realmente interessadas no que você tem a oferecer. Esta análise é essencial para verificar se as ações promovidas para gerar alcance estão gerando tráfego qualificado para a sua loja virtual ou site. 

Afinal, não adianta ter um grande volume de tráfego se você estiver investindo tempo e recursos no impacto de pessoas que não tem interesse nos seus produtos ou serviços:

Quais as principais métricas para avaliar a qualidade da sua audiência?

  • Taxa de rejeição do seu site ou e-commerce
  • Quantas páginas as pessoas navegam em cada sessão
  • Qual a duração das sessões?
  • Avalie: as duas informações anteriores fazem sentido para o seu ciclo de vendas?
  • Qual o CTR , ou seja, o  % de pessoas que ao serem impactadas pelos seus anúncios e publicações clicaram e interagiram com seu site ou e-commerce?
  • Realize testes de interação com as suas principais páginas para avaliar de forma qualitativa a experiência do seu site. Realize a mesma experiência no site dos seus principais concorrentes.

Verifique se estes números caíram, cresceram ou se estão estagnados. Faça esta avaliação observando suas diferentes origens de tráfego, além de verificar quais páginas apresentam melhor ou pior desempenho utilizando as métricas indicadas acima.

Como qualificar as interações com sua audiência

  • Verifique se as mensagens de atração (sejam elas em anúncios ou banners internos), estão condizentes com a página de destino.
  • A proposta máxima de valor do seu serviço ou seus produtos está sendo informada de forma adequada?
  • O layout do seu site ou e-commerce está atualizado? Seu aspecto visual passa credibilidade? É fácil navegar e interagir com as suas páginas? 
  • Há informação em excesso, desatualizadas ou de baixa qualidade?
  • Os botões e elementos de interação estão nos locais adequados e com destaque suficiente?
  • Você está cobrindo suas páginas de prioridade com conteúdos suficientes?
  • Os conteúdos do seu blog, redes sociais e anúncios estão direcionando os usuários para as páginas e locais corretos, de acordo com a jornada do consumidor?

Identifique os pontos que você percebe maior necessidade de atenção e priorize para tratar cada um deles.

Avaliando as conversões do seu site ou e-commerce:

Agora é o momento de avaliar seu potencial de conversão. Como está o potencial do seu site e da sua estratégia de tráfego para gerar vendas e leads.

Como avaliar suas conversões e rentabilidade:

  • Taxa de conversão: do total de pessoas que acessaram seu site, qual o percentual de pessoas realizaram uma compra ou se tornaram leads qualificados?
  • Se você tem um e-commerce ou vende infoprodutos, verifique o total de receita captada, sua variação percentual em relação aos últimos 3 meses e compare-os com o mesmo período do ano anterior.
  • Se você é uma empresa (B2B) ou prestador de serviços, verifique quantos leads e interações comerciais (preenchimento de formulários e chats foram iniciados durante o período).
  • Confira o total de produtos vendidos, aqueles que mais venderam e aqueles que você tinha expectativa de vender mais, mas que não estão entre os mais vendidos.
  • ROI: Como está a relação dos seus investimentos em tráfego e vendas? Para calcular seu ROI, basta utilizar a seguinte fórmula: Retorno obtido – Investimento / Investimento inicial.
  • Ticket Médio: Como está sua receita média por pedido neste mês? Ela cresceu ou diminuiu em relação à média dos últimos três meses e em relação ao mesmo mês do ano passado?
  • CPL:  Para quem busca gerar mais agendamentos de avaliações e apresentações de serviço, verifique o seu custo por lead e também as páginas (landing pages) que mais geram leads para a sua empresa.

Como obter melhores índices de conversão e rentabilidade em marketing digital?

Anteriormente você viu algumas dicas para melhorar seu volume e qualidade de alcance e interações. Retome estas dicas pois elas podem gerar impacto positivo direto na sua receita.

Tratando de forma mais específica as páginas que tem como principal função consolidar a venda ou a conversão do lead, confirma algumas validações que você pode fazer para buscar melhorar sua taxa de conversão:

  • Suas páginas de conversão contém todas as informações necessárias para a tomada de decisão do potencial cliente?
  • A proposta máxima de valor do seu produto ou serviço está reforçada?
  • Suas práti dos seus produtos e serviços estão 
  • Os elementos de navegação desta página são intuitivos?
  • Ao navegar nestas páginas é fácil e rápido concluir o processo de conversão?
  • A comunicação visual está adequada?
  • Os botões de ação estão evidentes e nos locais adequados?

Se você perceber que há estagnação ou diminuição nas suas principais métricas de desempenho é necessário reavaliar a sua estratégia. 

Resumo:

Perceba que tratamos de três principais grupos de análise: alcance, interação e conversão. Estas etapas estão intrinsecamente ligadas a forma como o seu consumidor descobre, engaja e compra seus produtos ou serviços.

Para quem está tendo um desempenho satisfatório e deseja escalar ainda mais seus resultados em vendas e leads, o segredo é diversificar. Identifique os meios que geram melhor desempenho para expandir e busque novos canais para conquistar novos grupos de potenciais consumidores, que hoje você não tem acesso.

Sabemos que é um grande desafio definir as ações que devem ser priorizadas, principalmente quando o assunto é investimento de tempo e dinheiro. Quando se busca por estabilidade e recuperação, você deve focar em garantir que a sua empresa aplique ao menos as medidas fundamentais para competir no mercado.

Realizamos estudos de caso em diferentes segmentos, tanto do e-commerce, quanto no segmento de serviços, para  identificar as estratégias mais sólidas, quando o assunto é a geração de tráfego, leads e vendas. 

Neste artigo, compartilhamos com você os 4 principais motores de tráfego e vendas e conheça os principais canais que geram audiência qualificada para gerar mais leads e vendas online.

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