11 · 09 · 2022Facebook AdsInstagram

Facebook Ads 4 estratégias para gerar tráfego e vendas online

Segundo a pesquisa All iN | Social Miner, feita em parceria com Opinion Box e Etus, 76%  dos brasileiros usam as redes sociais durante a jornada de compra. A mesma pesquisa identificou que, deste total, 56% dos consumidores recorrem às redes sociais para ter acesso a avaliação de outros consumidores e 54% para comparar preços.

Considerando a alta concorrência presente no e-commerce e o volume de audiência proporcionado pelas redes sociais, o Facebook Ads é uma das estratégias mais sólidas para acelerar a aquisição de tráfego e para estabelecer um funil de vendas escalável e produtivo nas redes Facebook e Instagram

Facebook Ads

O papel estratégico do Facebook Ads e Instagram Ads no funil de vendas do e-commerce

Estar presente nas redes sociais com uma estratégia de conteúdo e posicionamento forte e alinhada com as expectativas da audiência é fundamental para qualquer negócio que pretende gerar resultados consistentes, seja para gerar vendas diretas ou captar leads.

Neste artigo daremos ênfase às estratégias de aquisição de tráfego pago no Facebook Ads que podem garantir ampla exposição para a marca no curto e médio prazo.

Utilize campanhas e anúncios no Facebook e no Instagram para entrar no radar do consumidor em ciclos de compra de curto prazo.

Considerando que o alcance orgânico do Facebook e Instagram é bastante limitado, ao utilizar uma estratégia consistente na plataforma de anúncios do Facebook e Instagram você pode impulsionar o alcance da sua marca e construir uma comunidade de consumidores engajados com a sua empresa, além de conferir potencial para o seu e-commerce gerar mais vendas.

Como atingir audiência qualificada para e-commerce no Facebook e no Instagram?

Para fazer bom uso dos seus investimentos em tráfego no Facebook Ads, extraia o que há de melhor da plataforma e utilize as configurações avançadas para dar o melhor direcionamento aos seus anúncios e conquistas. Confira a seguir as principais possibilidades de segmentação de audiência no Facebook Ads:

Geolocalização: Determine quais comunidades, cidades, estados e país você deseja gerar conexões comerciais ou vendas. Você pode definir por exemplo, uma estratégia com anúncios focados em conversão para pessoas que residam em regiões onde o frete da sua loja tem um valor mais competitivo para ampliar seu potencial de conversão, por exemplo.

Perfil demográfico: Você pode determinar detalhes a respeito do público que deseja atingir com a sua comunicação, como faixa etária, gênero, nível de escolaridade, cargos entre outras características. Com uma boa estratégia de comunicação, você poderá fazer anúncios personalizados para diferentes personas e aumentar sua probabilidade de engajamento e conversão,

Interesses: Com esta segmentação é possível inserir seus produtos e serviços para usuários com interesses e hobbies específicos. Por exemplo: se você tem uma loja de calçados e vende tênis de performance, você pode oferecer seus produtos para praticantes de diferentes esportes. Há inúmeras possibilidades neste método de segmentação para atender os mais variados segmentos e públicos.

Comportamento: É possível segmentar sua mensagem para consumidores que têm comportamentos específicos, como hábitos de navegação ou interação. Com esta segmentação, você pode, por exemplo, impactar pessoas que chegaram ao seu carrinho de compras, mas não realizaram uma compra e oferecer um cupom de desconto e aumentar seu potencial de conversão e geração de receita.

Conexões: Trabalhe com campanhas direcionadas para diferentes níveis de conexão com a sua marca. Com este direcionamento você pode criar diferentes campanhas e anúncios. Por exemplo: você pode impulsionar anúncios para gerar consciência de marca e portfólio para atrair para o topo de funil pessoas que ainda não seguem seu perfil. Pode apresentar lançamentos para seus seguidores e despertar o desejo de consumo de pessoas engajadas, e num terceiro nível utilizar anúncios com foco em venda para aquelas pessoas que mais interagiram com os produtos em seu e-commerce e que ainda não realizaram uma compra.

Utilize o Facebook Ads para atender a diferentes objetivos de marketing:

O Facebook Ads disponibiliza objetivos de campanha, formatos de anúncios e segmentações específicos para corresponder às diferentes necessidades da sua estratégia de marketing, em todas as etapas que os consumidores passam para aderir a uma marca, da descoberta à fidelização.

Campanhas de Reconhecimento: 

Têm o objetivo de gerar interesse de públicos específicos por seus produtos. Com esta tática você pode impactar pessoas mais propensas a receber a sua mensagem. Ideal para comunicações para gerar conhecimento em ações de lançamento de marcas e produtos.

Exemplo aplicado ao e-commerce: Uma loja de roupas e acessórios pode construir um anúncio em vídeo apresentando produtos que representam suas principais categorias de produtos e informações institucionais para que pessoas interessadas em moda e compras online descubram a sua loja.

Campanhas de Alcance: 

Quando o foco é atingir o maior número de pessoas possíveis de determinado público, geralmente utilizado para impactar novos públicos com mensagens de conscientização de marca, produto e ofertas altamentamente competitivas

Exemplo aplicado ao e-commerce: uma loja de moda feminina que está iniciando suas atividades no e-commerce pode anunciar suas principais peças em carrossel para mulheres de 20 a 65 anos para que estas pessoas passem a conhecer a loja e a considerem como opção para realizar compras.

Campanhas de Tráfego

Este objetivo de campanha tem a missão de levar pessoas para links fora do Facebook e do Instagram, como uma página de captura de leads ou uma página de venda em seu e-commerce, por exemplo.

Ao conquistar um bom número de visualizações e interações com anúncios de reconhecimento e alcance, esta sua loja poderá utilizar anúncios com foco em venda para conduzir as pessoas que melhor engajaram com o anúncio para a próxima fase na jornada de consumo.

Exemplo aplicado em e-commerce:

Um exemplo de aplicação inteligente deste objetivo de campanha é apresentar produtos e ofertas competitivas em carrosséis ou sequências de stories e levar as pessoas mais interessadas para a página do produto desejado para que ela acesse detalhes e informações como, características, preço e condições de pagamento para realizar a compra.

Campanhas com foco em Conversão:

Este objetivo está centrado em gerar vendas, captar cadastros ou ações específicas, como download de um app ou catálogo em diferentes pontos de conversão de uma landing page, site, aplicativo ou site de ecommerce.

Exemplo aplicado ao e-commerce: 

Você pode utilizar o formato catálogo de produtos e incluir um cupom de desconto para os usuários que mais interagiram com os conteúdos e anúncios do seu perfil, e levá-los novamente para o seu e-commerce para finalização da compra.

O Facebook Ads disponibiliza ainda outros objetivos de campanha. Compartilhamos com você os principais para que você possa compreender o papel estratégico do Facebook Ads na geração de tráfego e vendas para o e-commerce.

O que é necessário para anunciar seu e-commerce no Facebook Ads?

  • Objetivos de marketing claros
  • Planejamento estratégico para definir as ações necessárias para gerar alcance, consideração, engajamento e conversão.
  • Verba de mídia adequada para cada objetivo de campanha. A plataforma disponibiliza a possibilidade realizar estimativas para que você defina o investimento necessário para atender aos seus objetivos 
  • Inserir sua marca com anúncios específicos para as pessoas certas e de forma adequada à etapa em que se encontram no seu funil de vendas
  • Dedicação de tempo para analisar o desempenho dos anúncios e análise dos dados de performance para promover otimizações para ampliar seus resultados e a rentabilidade do seu investimento.

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