11 · 09 · 2022Marketing DigitalNews

E-mail Marketing: o que é como aplicar na sua empresa.

O e-mail marketing sem dúvidas é uma ferramenta importante no mix de estratégias digitais de marcas que buscam atrair, converter e fidelizar clientes. Hoje vamos falar sobre esta importante ferramenta e como ela pode ser utilizada em diferentes contextos para conquistar novos consumidores e gerar mais leads e vendas para a sua empresa.

E-mail marketing

A importância do e-mail marketing como canal de comunicação e relacionamento

A maior parte do público consumidor possui uma conta de e-mail. As pessoas utilizam este meio de comunicação para diferentes motivos, seja como ferramenta de trabalho, para ter um perfil pessoal nas redes sociais, realizar cadastros em canais de conteúdos ou para realizar compras no e-commerce. 

Ter uma conta de e-mail é basicamente um passaporte para pessoas se conectarem a marcas e pessoas em rede. Portanto, esta é uma forma de comunicação que pode proporcionar à sua empresa a possibilidade de se comunicar com um grande volume de pessoas, principalmente com uma estratégia de captação, segmentação e alimentação inteligente.

Confira a seguir estatísticas importantes sobre e-mail marketing para compreender a importância desta estratégia:

  • Em 2019, o número de pessoas que possuem contas de e-mails no mundo inteiro é de 3,9 bilhões; (fonte Statista)
  • Em 2024, este número pode chegar a 4,4 bilhões; (fonte Statista)
  • 45% dos leads realizam sua primeira compra em até 24 horas após o cadastro em um site ou loja virtual (fonte Dinamize)
  • 87% dos empreendedores e lojistas utilizam e-mail marketing para distribuir e compartilhar conteúdos (fonte Content Marketing Institute, 2019)
  • E-mails para recuperar carrinhos abandonados obtém, em média, uma taxa de abertura de 43% (Fonte Mousend) 
  • Deste total, 21% geram cliques que levam o usuário novamente para o carrinho de compras, e quase metade destes usuários acabam finalizando a compra do produto ou serviço.(Fonte Mousend) 

Os números acima demonstram o porquê esta estratégia tem ampla aderência de mercado e também mostram sua efetividade na influência durante a jornada de compra.

A seguir falaremos sobre os principais tipos de e-mail marketing e como podem ser aplicados na sua estratégia de marketing

Newsletter

Existem diversas maneiras de utilizar o e-mail marketing em sua estratégia. Uma das práticas mais básicas e utilizadas pelas empresas é o disparo periódico de newsletters.

Neste editorial, geralmente são comunicadas as novidades da empresa, conteúdos informativos de cunho institucional e comercial. Este formato de comunicação é importante para gerar e manter a lembrança da sua marca para que seu público a considere como opção.

E-mail Marketing: Promocional

Outra prática básica que é bastante utilizada é o disparo de e-mails promocionais. Geralmente são utilizados em ações pontuais para comunicar lançamentos, eventos ou alguma promoção de forte apelo comercial para a sua base de leads e clientes.

E-mails Sazonais

Frequentemente utilizados para impulsionar vendas em datas especiais especiais e comemorativas como  Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday  e Natal, por exemplo.

Você pode utilizar estas datas para aproveitar os temas relacionados a elas para gerar engajamento cultural com o seu público e também para promover vendas, utilizando produtos selecionados e condições especiais como cupons de desconto e frete grátis, por exemplo. Desta forma, você poderá estimular sua base a realizar compras na sua página de ofertas.

Compartilhe conteúdos estratégicos

Não se limite a uma comunicação focada em vendas e ofertas. Para conquistar a preferência do público e conquistar um lugar importante na mente dos consumidores, é importante que você forneça conteúdos que auxiliem no cotidiano do seu público e que gerem valor para as pessoas antes do consumo e conteúdos que o auxiliem na tomada de decisão.

Você pode oferecer dicas, guias, checklists, e-books para nutrir seu público com conteúdos relevantes e que fortaleçam a presença da sua marca na vida das pessoas, tornando-a cada vez mais lembrada e requisitada. Esta é uma excelente forma de construir sua credibilidade no mercado.

Personalização é a chave para uma taxa de conversão em vendas satisfatória: 

Seu público-alvo é composto por diferentes grupos de pessoas, que podem ser agrupados por diferentes características.

Portanto, quanto mais personalizada for a sua estratégia, maior será seu potencial de conversão.

Evite realizar disparos genéricos. Organize campanhas para trabalhar com diferentes públicos de acordo com as suas categorias de produtos e serviços.

E-mail marketing: do básico ao avançado.

É possível automatizar suas sequências de e-mails para tornar seus processos de prospecção e vendas ainda mais assertivos.

Para transcender a estratégia básica de e-mails, é possível estabelecer uma inteligência de automação para segmentar a comunicação do seu público de acordo com os diferentes perfis de compradores.

Inbound Marketing para aumentar seu potencial de geração de leads e vendas

É um conjunto de ações programadas de envios de conteúdos personalizados de acordo com a etapa em que o consumidor está na jornada de consumo, seu perfil demográfico, e seu comportamento durante as interações com seus e-mails e conteúdos específicos do seu site.

Exemplo de inbound marketing aplicado a um e-commerce de moda feminina:

Digamos que o perfil de consumidores que mais realiza compras neste e-commerce seja composto por mulheres, de 28 a 45 anos, residentes nas regiões sul e sudeste. Você pode enviar um e-mail com os produtos mais vendidos para este perfil junto com um cupom de desconto em uma data especial para estimular vendas em sua loja virtual.

Você poderá programar um novo disparo para impactar as pessoas que receberam o e-mail, mas não utilizaram o cupom de desconto para que recebam uma oferta ainda mais competitiva, para desta forma, aumentar a taxa de conversão da sua estratégia.

Exemplo de automação de conteúdos por e-mail em empresas B2B

A automação de e-mails com segmentações e gatilhos avançados também beneficia empresas B2B. Vamos usar como exemplo uma empresa de arquitetura para empreendimentos comerciais. É possível disparar um e-mail com dois conteúdos para a sua base de contatos. O primeiro conteúdo pode ser um ebook mostrando tendências de projetos de arquitetura de fachada de imóveis comerciais de alto padrão, e no segundo você pode trazer um conteúdo do seu blog com 7 tendências de decoração e design de interiores para empresas da área de tecnologia.

Você pode realizar o disparo de uma nova sequência mostrando seu portfólio de projetos de decoração e design de interiores apenas para as pessoas que clicaram no conteúdo a respeito deste tema, pois estes usuários demonstraram interesse neste serviço. Para os que acessaram o conteúdo sobre fachadas comerciais de alto padrão, você pode enviar um novo e-mail com seus principais projetos desta categoria com alguns depoimentos de seus clientes.

Estes são apenas alguns exemplos simples. São inúmeras as possibilidades de aplicação do inbound marketing. O ideal é que toda a inteligência de conteúdo e disparo seja feita de forma específica para o seu negócio, analisando as informações disponíveis a respeito do seu público e os seus objetivos de vendas.

Utilize um bom sistema de automação e desenvolva uma arquitetura de automação suficiente.

Você encontrará centenas de opções de plataformas para realizar sua automação de disparos de e-mail marketing. Você encontrará desde plataformas grátis que disponibilizam recursos simples, como o Mailchimp, até plataformas mais robustas como o RD Station e Leadlovers, por exemplo, que podem te entregar uma automação completa.

Para implementar e alimentar sua automação é necessário estabelecer uma jornada de conteúdos e disparos capaz de tocar na dor dos seus consumidores, identificação de possíveis soluções e quebrar as objeções que seu público pode ter para adquirir seu produto ou serviço.

Portanto, certifique-se de que terá apoio de profissionais que compreendem a jornada do consumidor e que possam alinhar essas estratégias às particularidades, características e objetivos de marketing e vendas da sua empresa para construir e-mails marketing que que tenham alto potencial de conversão

O inbound marketing é uma estratégia que tem possibilitado muitas empresas a estabelecerem um funil de vendas que proporciona receita em escala através da alimentação e otimização recorrente das suas estratégias de e-mail marketing

Confira as principais estatísticas do inbound marketing e compreenda porque esta estratégia tem entrado no foco de lojas virtuais e negócios B2B no mundo todo. 

Importante:

Antes de iniciar sua estratégia de disparos de e-mail marketing, certifique-se de que sua empresa está cumprindo todos os requisitos previsto na Lei Geral de Proteção de Dados.

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