13 · 04 · 2023Marketing Digital

E-commerce: recursos fundamentais para gerar mais vendas

Mais que uma boa aparência, um e-commerce que se preze deve oferecer a melhor experiência de compra possível aos seus usuários. Isso significa construir uma plataforma rápida, intuitiva e altamente funcional, focando sempre na usabilidade do sistema.

Ao permitir que os usuários executem suas ações de um jeito simples e prático, o e-commerce torna a navegação mais fluida, facilitando a compra e reduzindo a incidência de carrinhos abandonados.

Existem diversas soluções no mercado que podem ser utilizadas para otimizar o funcionamento do seu e-commerce e melhorar a experiência dos clientes durante toda a jornada de compra no seu site, desde a busca por produtos até a conclusão da compra.

No texto de hoje, veremos quais são os principais recursos para aumentar as vendas do seu e-commerce. Confira!

Search Engine Optimization (SEO)

A otimização de mecanismos de busca para e-commerce é fundamental para que as páginas de produtos do seu site alcancem um bom posicionamento nos mecanismos de busca da Internet (Google, Yahoo e Bing). Isso trará mais tráfego para o seu e-commerce e, consequentemente, ajudará a melhorar suas vendas.

Design intuitivo e layout responsivo

Conforme já vimos, sua maior preocupação deve ser oferecer uma boa experiência de compra aos visitantes, caso contrário, eles vão buscar na concorrência. E já faz algum tempo que o acesso mobile superou o acesso via desktop.

Atualmente, os acessos via smartphones respondem pela maior parte do tráfego da Internet e você pode perder muitas vendas se o seu e-commerce não for compatível com dispositivos móveis.

Ter um site adaptável à tela do usuário é uma excelente forma de aumentar as vendas do seu e-commerce, pois a experiência de uso do seu consumidor será positiva. Além disso, com um layout responsivo, as ações realizadas pelas redes sociais são muito mais efetivas.

Busca inteligente

Os sistemas de busca baseados em Inteligência Artificial (IA) oferecem recursos avançados que otimizam a navegação do usuário. Não por acaso, os principais buscadores já utilizam essa tecnologia.

No caso do e-commerce, a busca inteligente ajudará possíveis compradores a encontrarem exatamente o que estão buscando. Isso é muito útil, pois, cerca de 60% das vendas online vêm do campo de pesquisa.

Além de possibilitar a pesquisa por voz e imagem, as buscas inteligentes costumam ser muito mais rápidas. Elas também permitem a automatização e customização para cada cliente. Contar com essa tecnologia pode garantir uma ótima experiência de compra aos seus usuários, aumentando suas taxas de conversão.

Gestão de produtos e conteúdos.

A facilidade para atualizar o seu catálogo de produtos deve ser uma das prioridades na hora de adquirir ou desenvolver seu e-commerce, isso inclui a possibilidade de acrescentar, deletar ou alterar informações, conteúdos e produtos de maneira prática, rápida e intuitiva.

Chatbots

Um chatbot nada mais é que uma ferramenta desenvolvida para interagir com os clientes através de uma linguagem simples e natural, simulando uma conversa humana.

Os chatbots auxiliam na estratégia de marketing conversacional, dando suporte e orientando os consumidores sobre questões básicas. Além de agilizar o atendimento, as empresas podem utilizar os chatbots para converter visitantes em leads, otimizar a coleta de dados e construir relacionamento com os clientes.

As empresas de comércio eletrônico podem usar chatbots para responder às perguntas dos clientes sobre produtos e facilitar as compras.

Com a ajuda da inteligência artificial, os chatbots aprendem constantemente com as interações, aprimorando cada vez mais seu atendimento, principalmente na hora de resolver as dúvidas mais recorrentes dos clientes.

Pop-ups de retenção

Os pop-ups de retenção visam gerar urgência para o consumidor em etapas específicas da jornada de compra, inclusive em páginas de produtos, situações de abandono de carrinho ou quando o usuário estiver prestes a abandonar o site.

A ideia é oferecer informações relevantes que retenham os usuários interessados no site, por exemplo, a oferta de descontos exclusivos.

Sistemas de recomendação

O sistema de recomendação é um recurso interessante para atrair, converter e reter os leads no eu e-commerce.

Esses sistemas fazem análises de dados em tempo real para compor vitrines inteligentes, sugerindo produtos específicos e facilitando a jornada de compra do consumidor.

Recuperação de Carrinhos abandonados

A “recuperação de carrinho” é uma funcionalidade antiga, porém, fundamental para assegurar uma melhor taxa de conversão.

Essa estratégia permite aos lojistas estabelecerem uma comunicação personalizada, notificando o cliente por e-mail sobre produtos que ele adicionou ao carrinho, mas, por algum motivo, não finalizou o processo de compra.

De acordo com dados da Moosend, empresa especialista em campanhas de e-mail marketing, cerca de 45% de todos os e-mails de abandono de carrinho são abertos; 21% dos e-mails de abandono de carrinho enviados são clicados e 50% desses cliques levam a uma compra recuperada de volta ao site.

A ideia é fornecer meios para que esses usuários concluam facilmente sua compra.

ERP para e-commerce

Um ERP para e-commerce é um software capaz de gerenciar todas as áreas da sua loja virtual: emissão de nota fiscal, estoque, finanças, etc.

Além de automatizar e otimizar tarefas, um ERP consegue gerar relatórios complexos que auxiliam na tomada de decisões.

Ferramentas de preços

Em mercados competitivos, ajustar rapidamente os preços para alinhá-los aos praticados pela concorrência também pode fazer toda a diferença nas taxas de conversão . Com as ferramentas de precificação , você pode comparar os preços em tempo real de seus produtos e os de seus concorrentes, bem como a disponibilidade de estoque e as condições de frete oferecidas por eles.

De posse dessas informações, é possível fazer alterações manuais nos valores de venda ou, mais comumente, configurar a loja virtual para que os preços sejam alterados automaticamente com base nesse movimento da concorrência. Isso garante a competitividade em mercados com grande número de operadoras.

Ferramentas de análise de indicadores

Não há como melhorar a performance dos seus canais de vendas sem um conhecimento profundo do comportamento do seu público-alvo. Portanto, ferramentas de análise de indicadores voltadas para o comércio digital podem oferecer insights poderosos ao reunir dados não só sobre a audiência em seu site, como também sobre seus padrões de navegação.

Esses relatórios fornecem análises técnicas de maneira intuitiva, permitindo identificar hábitos, preferências e necessidades dos consumidores, bem como reconhecer quais páginas e produtos não estão performando bem. Um ótimo exemplo de ferramenta utilizada para analisar sua audiência é o Google Analytics.

Sistemas de Integração de Pagamentos

Além dos bons preços, a facilidade de pagamento é um dos fatores que mais estimulam o consumidor na hora de fechar uma compra. Portanto, oferecer diversas opções de transações financeiras é essencial para o seu e-commerce. Desse modo, investir em um sistema de pagamento integrado, que ofereça diferentes formas de pagamento, torna-se um recurso fundamental para aumentar o desempenho do seu e-commerce.

Mostre que seu e-commerce é seguro

Torne seus ícones e selos de segurança e antifraude bem visíveis no seu e-commerce. Contudo, somente utilize selos reais, pois, exibi-los em sua loja virtual sem contratar o serviço pode gerar problemas com a justiça.

Execute campanhas de CPC

A publicidade paga por clique é o principal modelo de publicidade online para o e-commerce. Esse tipo de publicidade é fácil de planejar, analisar e executar. Além disso, oferece um bom retorno sobre o investimento. Os anúncios do tipo CPC podem ser exibidos em buscadores, redes sociais ou sites em geral. Esses anúncios funcionam muito bem para e-commerces porque possuem uma maior chance de atingir consumidores prontos para comprar. Entre as plataformas mais famosas para veicular os anúncios CPC estão o Facebook e Google.

Fidelize seus clientes

Concentrar-se na retenção de clientes é uma maneira econômica de aumentar as vendas online. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Stitch Labs, os clientes recorrentes respondem por mais de 20% das vendas de um e-commerce. Além disso, clientes fidelizados chegam a gastar 15% mais no decorrer de um ano. Uma forma de recompensar seus clientes recorrentes é através dos programas de fidelidade, oferecendo descontos exclusivos, frete grátis e brindes especiais.

Colete avaliações e comentários

De acordo com pesquisas recentes, as avaliações podem aumentar as conversões em quase 300%.

Além disso, quase todos os consumidores dizem ser influenciados pelas avaliações de outros clientes, ou seja, quanto mais avaliações positivas sobre seus produtos, mais vendas você fará no seu e-commerce.

Execute testes A/B

Os testes A/B baseiam-se em dados para melhorar seu site e criar uma melhor experiência geral de compra. Eles podem ser realizados com imagens de produtos, títulos, textos, design de botão, layouts de página, entre outras coisas.

Expanda suas estratégias de upsell

A estratégia de upsell consiste na oferta de produtos de categoria superior ou um upgrade em relação ao produto que o cliente planeja comprar.

Conforme a Econsultancy, empresa especializada em marketing digital e comércio eletrônico, as estratégias de  upsell são até 20 vezes mais eficazes do que as estratégias de cross-sell, que se baseiam na oferta de produtos complementares.

Esses são alguns dos principais recursos disponíveis atualmente para aumentar as vendas do seu e-commerce, porém, existem outros. A escolha de cada um deles depende das especificidades e das necessidades do seu negócio online.
Aproveite a oportunidade para aprender estratégias de marketing que ajudarão a gerar tráfego e vendas no seu e-commerce.

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