16 · 09 · 2022Marketing Digital

7 passos para criar seu planejamento de marketing

Realizar um bom planejamento de marketing é fundamental para que seu e-commerce se mantenha competitivo e possa gerar receita em escala.

Para te ajudar e facilitar esta tarefa, compartilhamos a seguir as principais informações que devem constar em seu plano e a estrutura fundamental para que o seu planejamento de marketing seja assertivo para gerar os resultados que você precisa

Planejamento de marketing

A importância do planejamento de marketing para o e-commerce:

O planejamento é a principal ferramenta para viabilizar suas ações de marketing e vendas. Tem o objetivo de mapear todas as etapas do projeto e os insumos necessários para executá-lo, seja ele uma ação contínua de captação e nutrição de leads ou um combinado de ações pontuais para impulsionar vendas em uma data especial como a Black Friday, por exemplo.

Com um planejamento de marketing claro, todas as pessoas da sua equipe, seus parceiros e fornecedores terão consciência dos seus papéis no processo e estarão engajados com o atingimento dos resultados esperados. 

A seguir, indicamos 7 passos para criar um planejamento de marketing o objetivo e assertivo para as suas estratégias de marketing e vendas.

1- Defina objetivos claros.

Você deve determinar de forma objetiva o que espera com determinada ação. Pense num problema que gostaria de resolver ou um benefício que gostaria de obter para o seu negócio como o ponto de partida para o seu planejamento de marketing.

Por exemplo, se você está iniciando a divulgação do seu negócio na internet, o seu objetivo pode ser uma ação de lançamento. Tendo esta consciência, ao longo do planejamento, as ações estarão focadas em gerar alcance e conhecimento de marca.

Se o seu objetivo é gerar mais vendas e ampliar sua base de clientes em uma data especial como o Natal, por exemplo, suas ações podem ser focadas em atração de novos consumidores com ofertas competitivas através de ações no Google e no Facebook e em paralelo, pode trabalhar com itens e ofertas selecionadas através de automação de e-mails em inbound marketing.

Estes foram apenas alguns exemplos. Através do marketing digital é possível atingir diferentes objetivos, mas é fundamental que eles sejam devidamente documentados e que você estabeleça uma ordem de prioridade de acordo com as necessidades da sua empresa. Desta forma é possível definir os melhores caminhos para gerar os  resultados desejados com rentabilidade e no menor espaço de tempo possível

2- Estratégia de produto ou serviço:

Para fazer esta definição, você pode se fazer algumas perguntas:

O que pretendemos vender? Quais produtos são mais demandados? Quais deles tenho maior margem de lucro?

Quais são as principais características do serviço ou produto que será ofertado?

Qual a proposta máxima de valor de cada um deles?

Quais problemas ou necessidades do consumidor serão solucionados com o que pretendo vender?

O que destaca e diferencia as nossas ofertas e produtos em relação aos concorrentes?

Anote todas estas informações para definir a ementa do seu planejamento de marketing. Estas observações servirão para definir as melhores formas para comunicar suas ofertas.

3- Definição do público alvo

Destaque as principais informações referentes ao público que você deseja atingir. Quanto mais claras forem as informações a respeito da persona, mais efetivas serão suas estratégias.

Dica: Você pode e deve recorrer às plataformas de análise como o Google Analytics, além do painel de dados do seu e-commerce para identificar e analisar a interação do seu público com a loja, tanto para definir as melhor forma para apresentar seus produtos e serviços, quanto para identificar aqueles que têm maior potencial para gerar vendas.

Hoje as plataformas de tráfego como Google, Facebook, Instagram e Pinterest, disponibilizam várias possibilidades de segmentação para direcionar seus produtos, serviços e ofertas para as pessoas mais predispostas ao consumo, seja pelo seu perfil demográfico, localização geográfica ou pelos seus interesses, hábitos de pesquisa e interação online.

Quanto mais claro for o público-alvo da sua estratégia, mais assertiva será sua tomada de decisão quanto aos canais, formatos e mensagem para engajar e converter seu público.

4- Definição de preços, ofertas e condições 

Ao cumprir os passos anteriores você terá levantado as informações necessárias para determinar o público e os produtos e serviços mais competitivos para impulsionar as suas vendas. 

Agora é o momento de determinar sua proposta de valor máximo para conquistar o seu público e garantir uma excelente taxa de conversão para as suas ações.

Para validar sua oferta, analise os seguintes pontos:

Concorrência: Verifique quais as práticas que os seus principais concorrentes estão utilizando para atrair a atenção e promover vendas. Verifique os produtos e soluções que destacam, os  preços que praticam e demais informações relevantes que encontrar. Estas informações não devem ser utilizadas para copiar seus concorrentes, afinal, você deseja se destacar, portanto, estas informações devem ser utilizadas para determinar um padrão de qualidade para as suas ações em marketing e comunicação e para identificar de que formas você pode proporcionar condições mais competitivas e se diferenciar para conquistar o consumidor

Tendências: Analise as tendências de consumo e os fatores que são relevantes na tomada de decisão do seu público-alvo. É sempre importante buscar compreender os meios pelos quais o consumidor busca soluções e quais são os fatores mais importantes que eles consideram para realizar a compra de um produto ou serviço.

Como identificar tendências e analisar sua concorrência?

Além de uma análise e buscas exploratórias que você e o seu time podem fazer, preparamos algumas dicas e métodos para facilitar esta tarefa e te proporcionar informações que realmente vão agregar potencial para que a sua estratégia atinja pessoas qualificadas para comprar no seu e-commerce:

Dica 01: Preparamos um infográfico com dados estratégicos e atualizados sobre os principais hábitos do consumidor. Saiba quais são os principais meios que utilizam para descobrir marcas, produtos e serviços, as ações que mais geram impacto positivo 

Dica 02: Utilize o Google Trends para identificar termos de pesquisa relacionados às seus produtos e serviços que tem maior volume de buscas. Você também pode utilizar a ferramenta para identificar os tópicos mais pesquisados pelo público na ferramenta de buscas do Google.

5- Definição da verba de marketing

Neste ponto, você já terá levantado informações suficientes para definir as melhores ideias e ações para atingir os objetivos do seu planejamento de marketing. Para tirá-lo do papel, é importante definir, de forma objetiva, o quanto é possível investir nas suas ações e o quanto é necessário para executá-las de forma realista para gerar o resultado desejado.

A verba ideal de mídia pode variar muito de acordo com o segmento ou produto e serviço ofertado. Em geral, dependendo da maturidade da marca e do seu volume de concorrência, os investimentos podem variar de 6% a 12% do valor total que você deseja obter em vendas.

Se a sua marca é nova, provavelmente você demandará um investimento maior para seu topo de funil de vendas do que uma marca que já tem uma base de consumidores, por exemplo.

Ferramentas de divulgação e vendas para o e-commerce como o Google Ads, Facebook Ads e Pinterest Ads, por exemplo, possibilitam a realização de simulações e estimativas de investimento necessários para diferentes objetivos (alcance, tráfego e conversão, por exemplo).

6- Definição de canais e meios para impactar a sua audiência

Cumprindo os passos anteriores você terá as informações que precisa para executar a sua estratégia. Chegou o momento de definir:

  • Canais e plataformas onde estão os consumidores com maior potencial para comprar seu produto e serviço, como Google Ads, sequências de e-mail marketing ou ações em social media, por exemplo.
  • Produzir uma comunicação visual e verbal de qualidade para apresentar sua marca e seus produtos em cada etapa da jornada do consumidor. É o momento de definir quais informações e mensagens que devem posicionar sua marca na etapa de descoberta, para mostrar os diferenciais da sua oferta, na fase de consideração e as mensagens adequadas para quebrar as objeções de compra e converter os consumidores mais qualificados durante a jornada.

7.  Monitoramento e otimização

O trabalho não acaba com a implementação. A parte mais interessante das estratégias digitais, é que o desempenho de todas as suas campanhas, anúncios e páginas de vendas pode ser mensurado.

Para otimizar a sua estratégia para que ela obtenha maturidade suficiente para proporcionar um volume de receita com ROI satisfatório, é necessário monitorar as métricas, interpretar o que elas indicam para realizar mudanças visando a redução de custos com cliques e impressões e ações para melhorar seu desempenho em engajamento e conversão.

Para complementar seu planejamento de marketing, recomendamos a leitura deste artigo com 4 estratégias de marketing que mais geram vendas para o e-commerce que geram mais resultados. Realizamos estudos de caso de lojas virtuais de diferentes portes e segmentos nos últimos 5 anos, e identificamos as 4 principais fontes de tráfego e receita. Confira!

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