Black Friday 2022: Como gerar mais vendas para o seu e-commerce
Sem dúvidas a Black Friday é uma das sazonalidades de vendas com maior movimento comercial nos últimos anos, especialmente para as empresas do e-commerce. Segundo dados da NielsenIQ Ebit, em 2021, a Black Friday movimentou R$4,2 bilhões em vendas e obteve um crescimento de 5% em faturamento em relação a 2020.
Há muito tempo que a Black Friday deixou de ser mera réplica da ação original praticada nos EUA. Hoje grande parte dos consumidores aproveitam a data para encontrar seus produtos mais desejados em oferta, e também para realizar as compras de presentes para o natal.
Como obter um bom desempenho em vendas na Black Friday 2022?
A seguir confira os fundamentos para estabelecer uma estratégia de vendas assertiva nesta Black Friday, e no fim do artigo preparamos conteúdos especiais para te ajudar a realizar um planejamento assertivo para gerar mais vendas neste ano.
Pratique descontos reais e competitivos.
As ofertas seguem sendo as protagonistas nesta data. Portanto, disponibilizar descontos competitivos é uma premissa para lojistas que desejam obter resultados expressivos na Black Friday. Evite utilizar a data para liquidar produtos encalhados em seu estoque.
Planeje suas ações e ative campanhas e anúncios com antecedência:
Os ritos de consumo da Black Friday iniciam-se dois meses antes da data, quando o consumidor começa a definir suas prioridades de compra. Portanto, uma estratégia de divulgação consistente deve ser iniciada com pelo menos 20 dias antes da data.
Lembre-se que menos de 3% dos consumidores realizam compras em sua primeira visita em uma loja virtual. Portanto, é imprescindível utilizar diferentes canais e formatos de anúncios para cobrir a jornada do consumidor, desde o momento da descoberta da sua marca até nos momentos decisórios de compra.
Aproveite ao máximo os recursos disponíveis nas plataformas de vendas como o Google Shopping e explore todo o potencial das suas redes sociais para promover suas vendas.
Compras e estoque – Saia na frente nas negociações
Com um planejamento comercial antecipado, você pode obter melhores negociações com fornecedores para garantir o repasse dos preços mais baixos ao consumidor final, e que na mesma medida, preserve sua margem de lucro. Não deixe para negociar em cima da hora, quando seu fornecedor estiver com picos de demanda e menores margens de desconto. Esta medida também vai reduzir os ricos com imprevistos de logística.
Defina produtos, ofertas e descontos de forma estratégica:
Identifique os produtos que apresentam maior apelo de vendas. Avalie históricos de desempenho das suas diferentes marcas ou categorias de produtos e serviços, e fique de olho nas tendências para proporcionar ofertas assertivas e garantir uma boa taxa de conversão.
Prepare sua operação e alinhe-se com seus fornecedores e parceiros.
Se você conta uma agência de marketing, solicite relatórios estratégicos Estes profissionais são capacitados para proporcionar uma visão profunda do seu catálogo, monitorar sua concorrência e identificar tendências de busca e consumo que podem favorecer a competitividade do seu e-commerce.
Compartilhe sua estratégia comercial com clareza e antecedência para seus parceiros e fornecedores que vão atuar nas diferentes etapas da sua campanha, a fim de garantir peças de comunicação de qualidade, e para que possam estruturar segmentações, campanhas e anúncios de alto desempenho para cada fase da divulgação.
Sua operação deve estar preparada para atender ao aumento de volume de atividades, principalmente nas áreas de atendimento, SAC e logística. Se for necessário, contrate mão de obra temporária para reforçar seu time e garantir a satisfação dos consumidores.
Preparamos um guia para ajudar no seu planejamento de marketing para a Black Friday 22. Para acessá-lo, clique aqui