29 · 12 · 2022Marketing Digital

9 Ferramentas para monitorar sua concorrência

A Internet pode até ser um espaço democrático, porém, também é um espaço concorrido e extremamente competitivo. Portanto, se você almeja sucesso com seu negócio, é preciso manter os olhos bem atentos aos seus concorrentes. Saiba como monitorar sua concorrência e porque esse trabalho pode fazer a diferença na sua estratégia de marketing.

Motivos para monitorar sua concorrência

Existem bons motivos para acompanhar os movimentos da concorrência. Entre eles está a busca por novas maneiras de se conectar com os clientes.

Além disso, você  pode descobrir se os concorrentes estão fazendo algo melhor e estudar maneiras de melhorar seus próprios processos, incluindo a otimização de pesquisa e de marketing. Por fim, você pode tomar decisões estratégicas com base em dados, ao invés de suposições.

Existem muitas ferramentas de marketing que podem ajudar sua empresa a obter informações sobre as ações da concorrência. Você pode usá-las para analisar as forças e fraquezas dos seus concorrentes, obtendo informações valiosas e vantagem competitiva no mercado online. Confira!

Ferramentas para monitorar anúncios dos seus concorrentes

Existem ferramentas que permitem saber os espaços que estão sendo usados pela sua concorrência para fazer anúncios. Entre elas estão:

1 Moat: A Moat é uma ferramenta gratuita da Oracle e serve para a pesquisa de anúncios. Com ela você pode descobrir o tamanho e os espaços onde os anúncios da concorrência foram vistos recentemente.

2 WhatRunsWhere: O WhatRunsWhere é uma ferramenta da Capterra que serve para monitorar os concorrentes, descobrindo suas estratégias de publicidade e onde eles estão veiculando seus anúncios. De quebra, a ferramenta auxilia na pesquisa de testes A/B, encontrando novas fontes de tráfego e compra de anúncios.

Ferramentas para espiar as Palavras-chave da concorrência

Essas ferramentas auxiliam na verificação das palavras-chave que seus concorrentes utilizam em suas campanhas de marketing e pesquisa. Descubra o que funciona para eles e use isso a seu favor.

3 iSpionage: O iSpionage mostra como seus concorrentes anunciam nas ferramentas de marketing de pesquisa de empresas como Google e Yahoo, permitindo acompanhar o tráfego, gastos com anúncios e até suas estratégias de conversão.

4 SEMrush: O SEMrush permite monitorar as posições orgânicas das palavras-chave dos concorrentes, encontrar palavras-chave de cauda longa relevantes e observar os anúncios PPC (pago por clique) dos concorrentes. Existem várias informações legais na área gratuita, mas, para receber dados detalhados da pesquisa, você tem que assinar o plano pago, a partir de US$ 69.95 mensais.

Monitoramento de Link e Backlinks

As ferramentas utilizadas para verificar quem faz link para o seu site também podem ser usadas para pesquisar os backlinks dos seus concorrentes. Você só precisa inserir a URL deles. O Majestic é um dos mais famosos.

5 Majestic Site Explorer: O Majestic Site Explorer fornece informações detalhadas sobre qualquer site. Além de trabalhar com dados atuais, você também pode verificar o índice histórico para ver os resultados ao longo do tempo. A ferramenta conta com uma versão gratuita, porém, limitada.

Ferramentas de Ranqueamento

Essas ferramentas possibilitam uma análise competitiva dos sites concorrentes, fornecendo dados do próprio consumidor. Elas fornecem informações sobre a quantidade de visitantes únicos, ranking e ranking competitivo. Contudo, para usufruir de informações mais detalhadas, você precisará se cadastrar nas plataformas.

6 Alexa: A Alexa é uma das ferramentas de ranqueamento mais populares da atualidade. Ela acompanha o tráfego global da web e fornece um ranking global e por país. O site foi fechado em maio de 2022 pela Amazon, contudo, as APIs e ferramentas backend parecem estar funcionando.

Monitoramento de Menções

Essas ferramentas são muito usadas para monitorar as mídias sociais, mas também podem servir para saber o que as pessoas estão falando dos seus concorrentes.

7 Google Alerts: O Google Alerts é gratuito e permite configurar um alerta para receber as últimas notícias da concorrência direto na caixa de e-mail. Ele monitora notícias, blogs, vídeos, discussões e até livros.

Ferramentas de Engajamento Social e Sentimento Social

Que tal analisar como seus concorrentes geram engajamento e como anda sua reputação entre o público? Existe uma ferramenta que se propõe a fazer isso:

8 Fanpage Karma: A Fanpage Karma permite que você insira o URL de qualquer fanpage do Facebook e avalie o número de fãs, crescimento e uma variedade de outras métricas de desempenho. Há uma avaliação gratuita de 14 dias de recursos adicionais, e o pacote premium, também inclui monitoramento do Twitter.

9 Biblioteca de Anúncios do FB / Instagram: Você também pode usar a própria Biblioteca de Anúncios do Facebook para espionar as ações da concorrência.

A Biblioteca de Anúncios fornece transparência de publicidade, oferecendo uma coleção abrangente e pesquisável de todos os anúncios veiculados nas plataformas da Meta (Facebook, Instagram, etc.).

É possível utilizar a ferramenta de pesquisa da Biblioteca de anúncios para obter informações sobre qualquer anúncio ativo nas tecnologias da Meta. 

Considerações finais

Essas são apenas algumas ferramentas que podem ajudar a monitorar e analisar sua concorrência, porém, existem muitas outras. O objetivo é utilizá-las para fortalecer sua posição no mercado, obtendo percepções que possam nortear suas estratégias de marketing.

Analisar a concorrência é importante, mas, para se destacar no mercado online, seu e-commerce deve saber como planejar suas ações de marketing. Quer aprender a fazer isso? Então confira 7 passos para criar seu planejamento de marketing.

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