12 · 12 · 2021Tecnologia

SEO: Seu site nas melhores posições

Qual a importância que o SEO tem para o meu negócio?

Hoje, aproximadamente 70% dos consumidores buscam informações sobre marcas, produtos e serviços na internet, mais especificamente no Google. Desse total, aproximadamente 60% das buscas são convertidas em cliques em links orgânicos na primeira página do resultado de busca. Considerando esses dados, conseguimos imaginar o potencial competitivo de uma marca que não está presente ao menos nas primeiras páginas do Google, portanto, a otimização de posicionamento orgânico para sites e e-commerce é uma atividade indispensável para gerar e manter tráfego qualificado e recorrente para o seu site, blog ou e-commerce.

O que é SEO?

As técnicas de SEO têm como objetivo fazer com que o seu site, blog ou loja virtual sejam facilmente encontrados por seu público-alvo durante suas sessões de busca, pesquisa e compra online, posicionando sua marca de forma competitiva nos resultados de busca orgânica – resultados de pesquisa que não precisam ser pagos diretamente ao Google e que não representam custos diretos. Nessa disciplina, fazemos com que todo o do seu site possa ser compreendido e indexado, alinhando sua comunicação digital de acordo com a lógica de posicionamento do Google e dos principais mecanismos de busca, que mudam frequentemente. Desta forma, atuamos para que o seu site ou e-commerce receba visitas de pessoas realmente interessadas em seus produtos e serviços, agregando contatos qualificados para novos negócios e consumidores com maior potencial em gerar um compra em seu e-commerce.

O Google prioriza a exibição de sites que apresentam uma estratégia de dados de indexação e marketing de conteúdo qualificado, estrutura de informação, navegação, tempo de carregamento entre outros fatores minimamente adequados para proporcionar uma boa experiência para os usuários. Para isso, estipula regras de boas práticas permitindo que os melhores sites sejam vistos nas primeiras posições de busca. Essa é a missão da disciplina de SEO: conferir potencial competitivo para que seu site figure nas melhores posições através de alinhamento de conteúdo e fatores técnicos com a inteligência do algoritmo de ranqueamento presente no Google e em outros mecanismos de busca, fazendo com que a sua marca apareça de forma competitiva perante os seus concorrentes.

Quais os principais benefícios das estratégias de SEO para a minha marca?

Confira a seguir, os principais resultados que uma estratégia de SEO bem estruturada pode proporcionar ao seu site, blog ou e-commerce:

  • Torna seu site facilmente encontrado por seu público;
  • Aumenta o tráfego do seu site, e-commerce ou blog;
  • Posiciona seus produtos e serviços para pessoas com real interesse em compra ;
  • Aumenta seu relacionamento com leads; 
  • Geração de leads qualificados para prospecção;
  • Capta mais vendas para o seu e-commerce;
  • Confere autoridade à sua marca em seu segmento de atuação;

Como otimizar meus resultados com técnicas de SEO hoje mesmo?

Para cada caso há soluções específicas. Cada mercado possui particularidades que devem ser levadas em conta para definir o tipo de serviço ideal para a situação da sua empresa, desde o mercado onde ela atua, o seu potencial de investimento no serviço e as metas que foram definidas para o seu negócio. O primeiro passo é elencar suas prioridades e metas, e solicitar uma análise de quais das centenas de fatores de otimização devem ser priorizados no seu plano de atuação.

Quais são os principais fatores que podem ser otimizados:

Entre centenas de fatores responsáveis pelo ranqueamento ,indicamos aqueles que mais influenciam o seu desempenho em tráfego, engajamento com conteúdo e conversão:

  • Mapa de Páginas
  • Estrutura de Conteúdo
  • Avaliação de layout
  • UX – experiência de uso de todas as páginas
  • Ajuste e implementação de metadados
  • Levantamento de palavras-chave de prioridade para indexação
  • Análise de URL’s e backlinks

Para te ajudar a compreender os fundamentos desta disciplina do Marketing Digital, o Google disponibiliza um Guia de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para iniciantes

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